Get Adobe Flash player

Escola Bíblica Dominical

Escola Bíblica Dominical 27-09-2020

1. ALÉM DAS FIGURAS TIPOLÓGIAS DE JESUS NO VELHO TESTAMENTO, COMO REI, PROFETA E SACERDOTE, QUAL O NOME OU A FIGURA MAIS SIGNIFICATIVA QUE SE ASSEMELHA A JESUS COMO HOMEM?


RESPOSTA:

A FIGURA DE JOSÉ NO VELHO TESTAMENTO SE ASSEMELHA A JESUS.


2. LENDO O VERSOS 3, 5 E 11, DO CAPÍTULO 37 DE GÊNESIS, CITE, EM RESUMO, TRÊS PALAVRAS QUE IDENTIFICAM OS MOTIVOS PELOS QUAIS OS IRMÃOS DE JOSÉ NÃO GOSTAVAM DELE.


RESPOSTA:

LENDO O LIVRO DE GÊNESIS CAPÍTULO 37 QUANDO DIZ: JOSÉ É VENDIDO POR SEUS IRMÃOS NO VERSÍCULO 11 NOTAMOS QUANDO DIZ: “SEUS IRMÃOS, POIS, O INVEJAVAM; SEU PAI, PORÉM, GUARDAVA ESTE NEGÓCIO NO SEU CORAÇÃO”

OU SEJA, A RAZÃO QUE SEUS IRMÃOS NÃO GOSTAVAM DE JOSÉ PORQUE TINHA INVEJA, PORQUE ELE ERA MUITO AMADO PELO PAI E SUA CONDUTA ERA DIFERENTE DA CONDUTA DOS SEUS IRMÃOS E FAZENDO UMA RELAÇÃO COMO O SENHOR JESUS E A VIDA DE JOSÉ ENCONTRAMOS EM MARCOS 15:10 ONDE DIZ: “PORQUE ELE BEM SABIA QUE, POR INVEJA, OS PRINCIPAIS DOS SACERDOTES O TINHAM ENTREGADO.”, OU SEJA, QUE NOTAMOS IRMÃOS QUE VERDADEIRAMENTE PELO SENTIMENTO DE INVEJA A JESUS, OS RELOGIOSOS DAQUELA ÉPOCA LHE ENTREGARAM PARA SER CRUCIFICADO E ENCONTRAMOS ESSA MESMA RELAÇÃO, ISSO QUE QUERIA COMPARTIR COM OS IRMÃOS.


3. QUAL ERA A PROFECIA DE JOSÉ NO VERSO 7CAPÍTULO 37, QUE SE CUMPRE NO VERSO 6, DO CAPÍTULO 42, DO LIVRO DE GÊNESIS?


RESPOSTA:

ASSIM CUMPRIU-SE A PROFECIA DADA POR DEUS ATRAVÉS DE UM SONHO A JOSÉ. EM SUA JUVENTUDE, SOBRE OS MOLHOS DE TRIGO DE SEUS IRMÃOS QUE SE INCLINARAM PERANTE O SEU MILHO DE TRIGO, NÓS PODEMOS VER EM GÊNESIS CAPÍTULO 37 VERSO 7: “EIS QUE ESTÁVAMOS ATANDO MOLHOS NO MEIO DO CAMPO, E EIS QUE O MEU MOLHO SE LEVANTAVA E TAMBÉM FICAVA EM PÉ; E EIS QUE OS VOSSOS MOLHOS O RODEAVAM E SE INCLINAVAM AO MEU MOLHO.

E O CUMPRIMENTO DESTA PROFECIA NO CAPÍTULO 42, VERSO 6: JOSÉ, POIS, ERA GOVERNADOR DAQUELA TERRA; ELE VENDIA A TODO O POVO DA TERRA; E OS IRMÃOS DE JOSÉ VIERAM E INCLINARAM-SE ANTE ELE COMO A FACE NA TERRA.


4. LENDO OS VERSOS 21 E 22 DO CAPÍTULO 42, DO LIVRO DE GÊNESIS, QUAL FOI O SENTIMENTO DOS IRMÃOS DE JOSÉ NAQUELE MOMENTO E, PROFETICAMENTE, QUAL A RELAÇÃO QUE EXISTE ENTRE AQUELA EXPERÊNCIA E O PROMEIRO ENCONTRO DO PECADOR COMO O SALVADOR?


RESPOSTA:

SENTIMENTO DE CULPA E ARREPENDIMENTO



Escola Bíblica Dominical 20-09-2020

1. LENDO O LIVRO DE NEEMIASCAPÍTULO 1, RESPONDA:
QUAL ERA A SITUAÇÃO DA CIDADE DE JERUSALÉM, ANTES DA RECONSTRUÇÃO DOS MUROS?


RESPOSTA:

A SITUAÇÃO DE JERUSALÉM ERA DE POBREZA E DESPREZO, MUROS FENDIDOS E PORTAS QUEIMADAS A FOGO. TAL COMO FIZ NO TEXTO DE NEEMIAS 1:3: “E DISSERAM-ME: OS RESTANTES, QUE FICARAM DO CATIVEIRO, LÁ NA PROVÍNCIA ESTÃO EM GRANDE MISÉRIA E DESPREZO; E O MURO DE JERUSALÉM FENDIDO E AS SUAS PORTAS QUEIMADAS A FOGO.”

O RESULTADO DA DESOBEDIÊNCIA LEVA A POBREZA ESPIRITUAL, SEM A PRESENÇA DO ESPÍRITO SANTO, SEM AS RIQUEZAS DA OBRA, QUE DEIXAM DE FAER PARTE DA VIDA DO HOMEM.

COMO DIZES: “RICO SOU, E ESTOU ENRIQUECIDO, E DE NADA TENHO FALTA; E NÃO SABES QUE ÉS UM DESGRAÇADO, E MISERÁVEL, E POBRE, E CEGO, E NU;” APOCALIPSE 3:17
O HOMEM ACHA QUE TEM TUDO (UM GRUPO, UMA IGREJA) MAS NÃO SABE QUE PERDEU A GRAÇA DE DEUS PORQUE SAIU DO CAMINHO.

DESTA FORMA ELE É MISERÁVEL ESPIRITUALMENTE, ELE É POBRE PORQUE NÃO TEM MAIS AS RIQUEZAS QUE ESTÃO NO CAMINHO, DEPENDE DE AJUDA DE HOMENS PORQUE DESPREZA O CONSELHO DO SENHOR. CEDO PORQUE PERDE O DISCERNIMENTO E NU PORQUE PASSA A VIVER NA SUA RAZÃO.

DESPREZO – “O QUE DESPREZA A PALAVRA (OU O QUE E A REVELAÇÃO) PERECERÁ, MAS O QUE TEME (O QUE OBEDECE) O MANDAMENTO SERÁ GALARDOADO.” PROVÉRBIOS 13:13

QUANDO O HOMEM DEIXA DE ATENDER A REVELAÇÃO, ELE NÃO HONRA A DEUS, PARA FA\ER A SUA PRÓPRIA VONTADE PERDENDO ASSIM A SUA SALVAÇÃO. MUROS FENDIDOS E PORTAS QUEIMADAS. O HOMEM FICA VULNERÁVEL AOS ATAQUES EXTERIORES.


2. LENDO O LIVRO DE NEEMIASCAPÍTULO 2, RESPONDA:


A) POR QUE NEEMIAS PEDIU MATERIAL NOVO?


RESPOSTA:

“E DISSE AO REI: SE É DO AGRADO DO REI, E SE O TEU SERVO É ACEITO EM TUA PRESENÇA, PEÇO-TE QUE ME ENVIES A JUDÁ, À CIDADE DOS SEPULCROS DE MEUS PAIS, PARA QUE EU A REEDIFIQUE. E DISSE AO REI: SE É DO AGRADO DO REI, E SE O TEU SERVO É ACEITO EM TUA PRESENÇA, PEÇO-TE QUE ME ENVIES A JUDÁ, À CIDADE DOS SEPULCROS DE MEUS PAIS, PARA QUE EU A REEDIFIQUE.” NEEMIAS 2:5



B) A QUEM FOI FEITO O PEDIDO?


RESPOSTA:

“DISSE MAIS AO REI: SE AO REI PARECE BEM, DÊEM-SE-ME CARTAS PARA OS GOVERNADORES DALÉM DO RIO, PARA QUE ME PERMITAM PASSAR ATÉ QUE CHEGUE A JUDÁ.” NEEMIAS 2:7



C) DE ONDE FOI TIRADO O MATERIAL PARA A RECONSTRUÇÃO DOS MUROS?


RESPOSTA:

“COMO TAMBÉM UMA CARTA PARA ASAFE, GUARDA DA FLORESTA DO REI, PARA QUE ME DÊ MADEIRA PARA COBRIR AS PORTAS DO PAÇO DA CASA, PARA O MURO DA CIDADE E PARA A CASA EM QUE EU HOUVER DE ENTRAR. E O REI MAS DEU, SEGUNDO A BOA MÃO DE DEUS SOBRE MIM.” NEEMIAS 2:8


3. O QUE PODERIA SER CONSIDERADO MATERIAL IMPRESTÁVEL, QUE SOBROU DA DESTRUIÇÃO DE JERUSALÉM, QUE ESPIRITUALMENTE NÃO PODE SER USADO EM NOSSAS VIDAS?


RESPOSTA:

O MATERIAL CONSEDERADO COMO IMPRESTÁVEL QUE SOBROU DA DESTRUIÇÃO DE JERUSALÉM FOI: MUROS FENDIDOS E PORTAS QUEIMADAS A FOTO, CONFORME TEXTO EM NEEMIAS 1:3.
” E DISSERAM-ME: OS RESTANTES, QUE FICARAM DO CATIVEIRO, LÁ NA PROVÍNCIA ESTÃO EM GRANDE MISÉRIA E DESPREZO; E O MURO DE JERUSALÉM FENDIDO E AS SUAS PORTAS QUEIMADAS A FOGO.”

O MATERIAL QUE ESPIRITUALMENTE NÃO PODE SER USADO EM NOSSAS VIDAS É: ENSINOS E DOUTRINAS E EXPERIÊNCIAS DO PASSADOL QUE NÃO PODEM SER USADOS EM NOSSAS VIDAS HOJE. NÓS PRECISAMOS RECONSTRUIR UMA NOVA VIDA TORNEMOS UM NOVO HOMEM, CONFORME TEXTO EM: NEEMIAS 1:7, ONDE PODEMOS VER PORQUE OS MUROS FORAM FENDIDOS E PORTAS QUEIMADAS, ” DE TODO NOS CORROMPEMOS CONTRA TI, E NÃO GUARDAMOS OS MANDAMENTOS, NEM OS ESTATUTOS, NEM OS JUÍZOS, QUE ORDENASTE A MOISÉS, TEU SERVO.”


4. QUANDO FALAMOS EM AVIVAMENTO ESPIRITUAL, ESTAMOS NOS REFERIDO À ANIMAÇÃO, AO MOVIMENTO OU À SANTIFICAÇÃO? COMENTE.


RESPOSTA:

TEMOS COMO RESPOSTA QUE É UMA SANTIFICAÇÃO E É MARAVILHOSO QUANDO ENTENDEMOS NA PALAVRA QUE O AVIVAMENTO ESPIRITUAL É UMA OPERAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO REALIZADA NO MEIO DA IGREJA COMO O CORPO DE CRISTO, É UMA BÊNÇÃO QUE CHEGA À IGREJA EM GERAL, AQUELE QUE ESTÃO COM SUAS VIDAS SANTIFICADAS ATRAVÉS DO SANGUE DE JESUS.

POR ISSO MEUS IRMÃOS É UMA COMPREENSÃO MUITO PROFUNDA, POIS TODOS NÓS SOMOS PARTE DESSE CORPO E O ESPÍRITO SANDO É AQUELE QUE DÁ VIDA A TODO O CORPO DE CRISTO, VAMOS ENCONTRAR COMO ARGUMENTO NA PALABRA NO LIVRO DE

ATOS DOS APÓSTOLOS CAPÍTULO 2 VERSICULO 15, “MAS ISTO É O QUE FOI DITO PELO PROFETA JOEL: E NOS ÚLTIMOS DIAS ACONTECERÁ, DIZ DEUS, QUE DO MEU ESPÍRITO DERRAMAREI SOBRE TODA A CARNE; E OS VOSSOS FILHOS E AS VOSSAS FILHAS PROFETIZARÃO, OS VOSSOS JOVENS TERÃO VISÕES, E OS VOSSOS VELHOS SONHARÃO SONHOS; E TAMBÉM DO MEU ESPÍRITO DERRAMAREI SOBRE OS MEUS SERVOS E AS MINHAS SERVAS NAQUELES DIAS, E PROFETIZARÃO;”

ASSIM MEUS IRMÃOS REFORÇAMOS QUE O AVIVAMENTO ESPÍRITUAL É UMA OPERAÇÃO PARA TODA A IGREJA, PARA OS JOVENS, PARA OS IDOSOS, PARA OS NOSSOS FILHOS, PARA AS SERVAS E PARA OS SERVOS, É PARA TODA A IGREJA QUE É CONSIDERADA COMO O CORPO A CRISTO NÃOUMA BÊNCÃO PARA UMA PESSOA EM PARTICULAR, MAS É PARA TODA A IGREHA PORQUE A GRAÇA DE DEUS FOI DERRAMADA SOBRE CADA IGREJA QUE CAMINHA EM SANTIDADE.



Escola Bíblica Dominical 13-09-2020

1. LENDO O TEXTO EM I SAMUEL CAPÍTULO 28 VERSOS 19 E 20, ENFATIZE A SITUAÇÃO FINAL DA OBRA DE SAUL, QUANDO CONSULTOU À PITONISA, LEVANDO-SE EM CONTA O ASPECTO PROFÉTICO APLICADO AOS NOSSOS DIAS. IDENTIFIQUE QUAIS FORAM AS RESPOSTAS DA FEITICEIRA E OS RESULTADOS NA VIDA DE SAUL. FAÇA UMA COMPARAÇÃO ENTRE O FINAL DA HISTÓRIA DE SAUL COM O FINAL DA OBRA DE DAVI, VERIFICADA NO TEXTO DE II SAMUEL CAPÍTULO 3 VERSO 1.


RESPOSTA:

PARTICIPAÇÃO 1

FAZENDO UMA COMPARAÇÃO HISTÓRICA QUANDO COMPARAMOS O FINAL DA HISTÓRIA DE SAUL COMO O FINAL DA OBRA DE DAVI, FAZENDO REFERÊNCIA AO TEXTO QUE SE ENCONTRA EM 2 SAMUEL, CAPITULO 3, VERSO 1, ENTENDEMOS QUE TODO HOMEM NESTA VIDA ENFRENTA GRANDES BATALHAS.

BATALHAS ESSAS QUE SEMPRE NOS TRAZEM SEUS RESULTADOS: VITÓRIAS OU DERROTAS. A PALAVRA DE DEUS NESTE TEXTO É MUITO CLARA QUE AQUELES QUE CAMINHAM FORA DO PROJETO INTERNO SE VÃO ENFRAQUECENDO AO LONGO DA SUA CAMINHADA.

MAS OS QUE CAMINHAM NA DIREÇÃO DO ESPÍRITO SANTO, COMO ERA O CASO DE DAVI SE VÃO FORTALECENDO, VIVENDO DE VITÓRIA EM VITÓRIA, DE BENÇÃO EM BENÇÃO, CAMINHANDO EM DIREÇÃO À ETERNIDADE


PARTICIPAÇÃO 2

“E IMEDIATAMENTE SAUL CAIU ESTENDIDO POR TERRA, E GRANDEMENTE TEMEU POR CAUSA DAQUELAS PALAVRAS DE SAMUEL; E NÃO HOUVE FORÇA NELE; PORQUE NÃO TINHA COMIDO PÃO TODO AQUELE DIA E TODA AQUELA NOITE.” I SAMUEL 28:20


PARTICIPAÇÃO 3

“MAS, FICARÃO DE FORA OS CÃES E OS FEITICEIROS, E OS QUE SE PROSTITUEM, E OS HOMICIDAS, E OS IDÓLATRAS, E QUALQUER QUE AMA E COMETE A MENTIRA.” APOCALIPSE 22:15



Escola Bíblica Dominical 06-09-2020

1. NOS ÍTENS OBEDIÊNCIA E VAIDADE, BUSQUE ESTABELECER UMA DIFERENÇA HISTÓRICA, PROFÉTICA E DE CARÁTER NA RELAÇÃO DE SAUL COM DEUS E COM O SEU POVO NA COMPARAÇÃO COM DAVI.



RESPOSTA:


PARTICIPAÇÃO 1

TRAZENDO A COMPARAÇÃO DOS TEXTOS QUE SE ENCONTRAM NA PALAVRA DO SENHOR EM I SAMUEL 30:6,7 e I SAMUEL 13:8, NÓS PODEMOS VER A DIFERENÇA ENTRE DAVI E SAUL.

DAVI SENDO PRESSIONADO PELO POVO AO SEU REDOR, NÃO DEIXOU DE CONSULTAR AO SENHOR, SENDO ASSIM ACONSELHADO PELO SENHOR.

DAVI NOS MOSTRA QUE, MESMO EM PROVAS, NÓS NÃO PODEMOS DEIXAR O CONSELHO DO SENHOR DE LADO E SIM SERMOS OBEDIENTES

JÁ SAUL, SENDO PRESSIONADO PELO POVO, NÃO DEIXOU QUE O SENHOR CONDUZISSE A VIDA DELE, MAS USANDO OS RECURSOS DO MUNDO.

ISSO TROUXE APENAS TRISTEZA, AQUILO QUE NÃO ERA DA VONTADE DO SENHOR. ISSO MOSTRA QUÃO É PERFEITO ANDAR NA VONTADE DE DEUS E DEPOSITARMOS NOSSAS VIDAS DIANTE DELE NÃO IMPORTANDO AS CIRCUNSTÂNCIAS.

PARTICIPAÇÃO 2

“E ESPEROU SAUL SETE DIAS, ATÉ AO TEMPO QUE SAMUEL DETERMINARA; NÃO VINDO, PORÉM, SAMUEL A GILGAL, O POVO SE DISPERSAVA DELE.” I SAMUEL 13:8

“ENTÃO DISSE SAUL: ASSIM ME FAÇA DEUS, E OUTRO TANTO, QUE COM CERTEZA MORRERÁS, JÔNATAS.” I SAMUEL 14:44

PARTICIPAÇÃO 3

I SAMUEL 15

“É NECESSÁRIO QUE ELE CRESÇA E QUE EU DIMINUA.” JOÃO 3:30



Escola Bíblica Dominical 30-08-2020

1. APONTE ALGUMAS DIFERENÇAS HISTÓRICAS E PROFÉTICAS ENTRE OS REIS SAUL E DAVI, A PARTIR DA ESCOLHA E A POSSE DO REINO. DESTAQUE O TRATAMENTO DISPENSADO POR CADA UM NO CUIDADO COM O SEU POVO.

RESPOSTA:

SAUL FOI UM HOMEM ESCOLHIDO PELO POVO, OU SEJA, ELE FOI UM REI SEGUNDO O CORAÇÃO DO POVO E NÃO SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS. ELE ERA DESOBEDIENTE ÀS ORDENS DE DEUS, COMO PODEMOS VER EM
1 SAMUEL 13:8 ERA UM REI QUE NÃO SE IMPORTAVA REALMENTE COM SEU POVO, TANTO QUE EM 1 SAMUEL 14:44 ELE ESTAVA DISPOSTO A DAR A VIDA DO PRÓPRIO FILHO PARA PODER SE SALVAR DE CERTA FORMA OU SEJA, ELE ERA COMO O FALSO PASTOR NOS TEMPOS DE HOJE.

SE PREOCUPA MAIS COM O LUCRO PESSOAL DO QUE REALIZAR A OBRA DE DEUS. DAVI, NO ENTANTO, FOI UM HOMEM ESCOLHIDO POR DEUS. ELE ERA SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS.

ELE ERA PROTETOR DO REINO. ELE ERA O BOM PASTOR QUE DÁ A SUA VIDA PELAS SUAS OVELHAS. OBEDIENTE E SUBMISSO À PALAVRA DE DEUS.


2. LENDO O CAPÍTULO 17 DE I SAMUEL, ESTABELEÇA OS ASPECTOS PROFÉTICOS DO ENSINO E RESPONDA:

a) POR QUE DURANTE 40 DIAS O FILISTEU DESAFIAVA SAUL E O SEU EXÉRCITO?

RESPOSTA:

O ASPECTO PROFÉTICO DESSE ENSINO ESTÁ NO DESAFIO DO GIGANTE FILISTEU AOS EXÉRCITOS DE SAUL POR 40 DIAS. O DESAFIO ERA FEITO PELA MANHA E À TARDE, CONFORME 1 SAMUEL 17:16, QUE DIZ: CHEGAVA-SE, POIS, O FILISTEU PELA MANHÃ E À TARDE; E APRESENTOU-SE POR QUARENTA DIAS.


O NÚMERO 40, NA BÍBLIA, FALA DOS MOMENTOS DA PROVAÇÃO. ENQUANTO ESTAMOS AQUI NESTE MUNDO, PASSAMOS PELA PROVAÇÃO DOS DESAFIOS DA CARNE, POIS O GIGANTE FILISTEU REPRESENTA O PODER DA CARNE.

A REAÇÃO DE SAUL E SEU EXÉRCITO DIANTE DO DESAFIO DOS FILISTEU ERA DE MEDO. OS DESAFIOS DA CARNE CAUSAM MEDO PARA QUEM ESTÁ NA CARNE. ESTE É O MOTIVO PELO QUAL O FILISTEU DESAFIAVA O EXÉRCITO DE SAUL, POIS ELES NÃO POSSUÍAM AS ARMAS DO ESPÍRITO, QUE ERA AS ARMAS DE DAVI.


b) POR QUE DAVI RECUSOU A ROUPA DE SAUL PARA BATALHAR CONTRA O FILISTEU?

RESPOSTA:

“E DAVI CINGIU A ESPADA SOBRE AS SUAS VESTES, E COMEÇOU A ANDAR; PORÉM NUNCA O HAVIA EXPERIMENTADO; ENTÃO DISSE DAVI A SAUL: NÃO POSSO ANDAR COM ISTO, POIS NUNCA O EXPERIMENTEI. E DAVI TIROU AQUILO DE SOBRE SI.” 1 SAMUEL 17:39


c) POR QUE O FILISTEU, APESAR DE TER UMA PODEROSA ESPADA EM SUAS MÃOS, PERDEU A BATALHA CONTRA DAVI E POR ESSA MESMA ESPADA FOI DEGOLADO?

RESPOSTA:

O ASPECTO PROFÉTICO DESTE ENSINO É: A CARNE NÃO SABE LUTAR USANDO A PALAVRA. UM PODEROSA ESPADA FOI USADA POR DAVI, CONFORME 1 SAMUEL 17:51 – PELO QUE CORREU DAVI, E PÔS-SE EM PÉ SOBRE O FILISTEU, E TOMOU A SUA ESPADA, E TIROU-A DA BAINHA; E O MATOU E LHE CORTOU COM ELA A CABEÇA; VENDO, ENTÃO OS FILISTEUS QUE O SEU CAMPEÃO ERA MORTO, FUGIRAM.

A ESPADA É SÍMBOLO DA PALAVRA DE DEUS E A CARNE NÃO SABE LUTAR USANDO A PALAVRA. DAVI FEZ CARNE A ESPADA PARA SEPARAR A CABEÇA DO CORPO DO GIGANTE. AQUILO QUE ESTÁ NA MENTE DO GIGANTE DA CARNE, PRECISA SER SEPARADO, PARA A CARNE NÃO SE MANIFESTE NOVAMENTE.

A PALAVRA DE DEUS É QUE SEPARA OS MAUS PENSAMENTOS DA MENTE, MAS ISSO ACONTECE SOMENTE QUANDO ELE É USADA POR AQUELE QUE ESTÁ LUTANDO EM NOME DO SENHOR DOS EXÉRCITOS. ANTES QUE A MENTE PUDESSE VOLTAR A FUNCIONAR, ELA FOI SEPARADA DO CORPO.



Escola Bíblica Dominical 24-08-2020

– FAÇA UM PARALELO HISTÓRICO E PROFÉTICO DA ALGUNS SEGREDOS QUE CARACTERIZARAM AS VITÓRIAS DA OBRA DE DAVI, COMO AS VITÓRIA DA OBRA DO ESPÍRITO SANTO EM NOSOS DIAS.
CITE O TEXTOS QUE ESTÃO RELACIONADOS:

1. À OBEDIÊNCIA
2. À HUMILDADE
3. À ORAÇÃO
4. AO JEJUM
5. À MADRUGADA
6. À CONSULTA À PALAVRA
7. COMO UM VALENTE


RESPOSTA:

1. À OBEDIÊNCIA

“PORQUANTO DAVI TINHA FEITO O QUE ERA RETO AOS OLHOS DO SENHOR, E NÃO SE TINHA DESVIADO DE TUDO QUANTO LHE ORDENARA EM TODOS OS DIAS DA SUA VIDA, SENÃO SÓ NO NEGÓCIO DE URIAS, O HETEU.” I REIS 15:5


2. À HUMILDADE

“E SEGUIU DAVI PELA ENCOSTA DO MONTE DAS OLIVEIRAS, SUBINDO E CHORANDO, E COM A CABEÇA COBERTA; E CAMINHAVA COM OS PÉS DESCALÇOS; E TODO O POVO QUE IA COM ELE COBRIA CADA UM A SUA CABEÇA, E SUBIAM CHORANDO SEM CESSAR.” 2 SAMUEL 15:30


3. À ORAÇÃO

A ORAÇÃO: A CONFIANÇA DE DAVI SEMPRE ESTAVA POSTA NO SENHOR. VEMOS NO LIVRO DE SALMOS CAPITULO 55, VERSÍCULOS 17, DIZ: TARDE E DE MANHÃ E AO MEIO-DIA ORAREI; E CLAMAREI, E ELE OUVIRÁ A MINHA VOZ. ISTO SIM, DAVI ORAVA DE MANHÃ, AO MEIO DIA E À TARDE.

UMA ORAÇÃO CONTÍNUA, PERSISTENTE, EM BUSCA DA VITÓRIA DA PARTE DO SENHOR. TAMBÉM VEMOS NO LIVRO DE SALMOS CAPITULO 28, VERSÍCULO 1 E 2, QUE DIZ: A TI CLAMAREI, Ó SENHOR, ROCHA MINHA; NÃO EMUDEÇAS PARA COMIGO; NÃO ACONTEÇA, CAL ANDO-TE TU PARA COMIGO, QUE EU FIQUE SEMELHANTE AOS QUE DESCEM AO ABISMO. OUVE A VOZ DAS MINHAS SÚPLICAS, QUANDO A TI CLAMAR, QUANDO LEVANTAR AS MINHAS MÃOS PARA O TEU SANTO ORÁCULO DO TEU SANTUÁRIO.

AQUI VEMOS COMO DAVI, ASSIM MESMO COMO ROGOS E SÚPLICA SEMPRE CLAMAVA AO SENHOR QUANDO SE DAVA A OPERAÇÃO DO SENHOR EM SUA VIDA. ASSIM TAMBÉM NÓS DEVEMOS BUSCAR ESTA ORAÇÃO CONTÍNUA, BUSCAR COMO SÚPLICAS E ROGOS A ORAÇÃO AO SENHOR E COMO O SENHOR PARA PODER CONQUISTAR A VITORIA ASSIM COMO DAVI ALCANÇAVA SUAS VITORIAS.


4. AO JEJUM

NO QUE DIZ RESPEITO AO JEJUM, SELECIONAMOS O TEXTO QUE SE ENCONTRA EM 2 SAMUEL 1:12, QUE DIZ: E PRANTEARAM, E CHORARAM, E JEJUARAM ATÉ À TARDE POR SAUL, E POR JÔNATAS, SEU FILHO, E PELO POVO DO SENHOR, E PELA CASA DE ISRAEL, PORQUE TINHAM CAÍDO À ESPADA.

PROFETICAMENTE NESTE TEXTO ENTENDEMOS QUE O JEJUM É UM RECURSO DA GRAÇA PARA VENCERMOS A CARNE. NAQUELE MOMENTO JÔNATAS E SAUL FORAM VENCIDOS PELOS INIMIGOS, MAS COMO O JEJUM NÓS FORTALECEMOS PARA VENCERMOS OS INIMIGOS E A CARNE.


5. À MADRUGADA

A MADRUGADA, É UM MEIO DE GRAÇA QUE O SENHOR NOS DEU PARA ALCANÇAR A VITÓRIA NO MEIO DAS AFLIÇÕES, NO SENTIDO HISTÓRICO PODEMOS VER EM SALMOS 63:1 QUE DIZ: DEUS, TU ÉS O MEU DEUS, DE MADRUGADA TE BUSCAREI; MINHA ALMA TEM SEDE DE TI; A MINHA CARNE TE ANSEIA, EM UMA TERRA SECA E ÁRIDA, ONDE NÃO HÁ ÁGUA.

AQUI DAVI ESTÁ EM UMA LUTA E ELE RECONHECE QUE O SENHOR TEM O CONTROLE DE TUDO, E DEIXA DE MADRUGADA TUDO OQUE VAI FAZER NO DIA E ELE ALCANÇA A VITÓRIA NOÃ ATRAVÉS DISSO. E NO SENTIDO PROFÉTICO DE PROVÉRBIOS 8:17 DIZ: EU AMO AOS QUE ME AMAM, E OS QUE CEDO ME BUSCAREM, ME ACHARAM. EM NOSSOS DIAS PASSAMOS LUTAS, AFLIÇÕES TODOS OS DIAS , E TEMOS QUE RECONHECER QUE O SENHOR TEM O CONTROLE DE TUDO E DEIXAR DESDE CEDO A ELE O QUE VAI ACONTECER EM NOSSO DIA, ASSIM COMO FAZ DAVI E ASSIM PODER ALCANÇAR A VITÓRIA.


6. À CONSULTA À PALAVRA

VEMOS UM EXEMPLO DE DAVI CONSULTANDO AO SENHOR, EM 1 SAMUEL CAPÍTULO 30, VERSÍCULO 8, QUE DIZ: ENTÃO CONSULTOU DAVI AO SENHOR, DIZENDO: PERSEGUIREI EU A ESTA TROPA? ALCANÇÁ-LA-EI? E LHE DISSE: PERSEGUE-A, PORQUE DECERTO A ALCANÇARÁS E TUDO LIBERTARÁS.

NÓS VIMOS DAVI CONSULTANDO AO SENHOR PARA PERSEGUIR OS AMALEQUITAS LOGO APÓS TOMAREM CATIVOS, AS MULHERES, FILHOS E FILHAS DE DAVI E SEUS HOMENS. E MUITO INTERESSANTE A CONSULTA AO SENHOR PORQUE ELE PODERIA TER IDO PERSEGUIR SEM CONSULTAR AO SENHOR, SEM QUERER SABER A VONTADE DO SENHOR, ATÉ MESMO PELA SITUAÇÃO QUE ELES ESTAVAM PASSANDO.

MAS A CONFIANÇA DE DAVI ERA TOTAL DO SENHOR, MESMO COM O GRANDE SOFRIMENTO NO MOMENTO, ATÉ MESMO OS QUE ESTAVAM COM ELE QUERIAM APREDREJÁ-LOS. MAS DAVI ACIMA DE TUDO, CONSULTOU A VONTADE DO SENHOR, SE ELE DEVERIA PERSEGUIR. E ASSIM O SENHOR DISSE SIM E O CONCEDEU A VITÓRIA.

É O MESMO EM NOSSOS DIAS, ESPECIALMENTE EM MOMENTOS DE LUTAS, NOS VOLTAMOS PARA O SENHOR, BUSCAMOS A SUA FACE, E ASSIM ELE FALA CONOSCO E NOS GARANTE A VITÓRIA.


7. COMO UM VALENTE

“DAVI, PORÉM, DISSE AO FILISTEU: TU VENS A MIM COM ESPADA, E COM LANÇA, E COM ESCUDO; PORÉM EU VENHO A TI EM NOME DO SENHOR DOS EXÉRCITOS, O DEUS DOS EXÉRCITOS DE ISRAEL, A QUEM TENS AFRONTADO.” 1 SAMUEL 17:45



Escola Bíblica Dominical 16-08-2020

5 – NO TEXTO DE II SAMUEL CAPÍTULO 23, A PARTIR DO VERSO 8, IDENTIFIQUE OS TRÊS NOMES MAIS IMPORTANTES, QUE ESTAVAM RELACIONADOS ENTRE OS TRINTA VALENTES DE DAVI, E QUE CORRESPONDIAM À OPERAÇÃO DA TRINDADE QUE FORTALECIA O REI E O GOVERNO DE ISRAEL. IDENTIFIQUE OS ELEMENTOS DA TRINDADE EM CADA NOME.

RESPOSTA:


PARTICIPAÇÃO 01

O PRIMEIRO FOI JOSEBE-BASSEBETE, QUE SE OPÔS CONTRA 800 E OS FERIU. FOI UM OPOSIÇÃO, ISSO TIPIFICA O ESPÍRITO SANTO QUE SE OPÕE A TODOS OS QUE SE LEVANTAM CONTRA A OBRA DO ESPÍRITO SANTO. ELE FERIU OS OPOSITORES DE UM SÓ VEZ.

O SEGUNDO FOI ELEAZAR, QUE FERIU OS FILISTEUS ATÉ A MÃO FICAR PEGADA À ESPARA. FOI UM ATAQUE. ELE É TIPO DO PAI QUE TEM A PALAVRA, A DOUTRINA E NÃO ABRE MÃO DA DOUTRINA. NÃO PODEMOS ABRIR MÃO DA DOUTRINA NA OBRA DO SENHOR. PREGAÇÃO É COISA MUITO BOA, MAS É A DOUTRINA QUE SUSTENTA A FÉ A IGREJA.

PARTICIPAÇÃO 02

JESEBE-BASSEBETE – ESPÍRITO SANTO
OPOSIÇÃO AO PECADO

ELIEZER – PAI
DOUTRINA

SAMÁ – JESUS, O FILHO
DEFESA


– LENDO O LIVRO DE I REIS, CAPÍTULO 2 VERSOS 26, 28 E 36:

A) IDENTIFIQUE AS OPERAÇÕES DO ESPÍRITO SANTO QUE FORAM USADAS POR SALOMÃO PARA EXPURGAR OS PRINCIPAIS INIMIGOS, CONFIRMADO O SEU REINO.

RESPOSTA:

OS PRINCIPAIS INIMIGOS DO REINO QUE FORAM EXPURGADOS POR SALOMÃO EM I REIS 2:26, 28 E 36, FORAM: ABIATAR, O SACERDOTE, NO VERSO 26 JOABE, O CHEFE DO EXÉRCITO, NO VERSO 28 SIMEI, PARENTE DE SAUL, NO VERSO 36 AS OPERAÇÕES DO ESPÍRITO SANTO DE DEUS ESTÃO DESCRITAS EM ISAÍAS 11 : 2.

EM TODOS OS CASOS O REI UTILIZOU AS OPERAÇÕES DE “SABEDORIA” E DE “INTELIGÊNCIA” (OU DISCERNIMENTO), MAS PODEMOS DESTACAR QUE NO CASO DE ABIATAR, O REI AGIU SEGUNDO AS OPERAÇÕES DE “ESPÍRITO DO SENHOR”, QUE ESTÁ ACIMA DA LINHAGEM SACERDOTAL, E DE “TEMOR DO SENHOR”, POIS ABIATAR TINHA LEVADO A ARCA DA ALIANÇA.

NO CASO DE JOABE, O REI UTILIZOU AS OPERAÇÕES DE “DISCERNIMENTO” E “FORTALEZA”, POIS NÃO SE DEIXOU ENGANAR PELO INIMIGO DISSIMULADO NO ALTAR (DISCERNIMENTO) E NÃO HESITOU EM TIRÁ-LO DE LÁ (FORTALEZA). NO CASO DE SIMEI, O REI UTILIZOU A OPERAÇÃO DE “CONHECIMENTO”, POIS A ULTRAPASSAGEM DO LIMITE POR SIMEI NÃO FICOU ENCOBERTA”.


– LENDO O LIVRO DE I REIS, CAPÍTULO 2 VERSOS 26, 28 E 36:

B) COMENTE, RESUMIDAMENTE, O SENTIDO DO JUÍZO, A CADA PECADO QUE NÃO FOI TOLERADO POR SALOMÃO E O PARALELO COM O GOVERNO DO ESPÍRITO SANTO E SUA OBRA EM NOSSOS DIAS. COMENTE SOBRE SIMEI.

RESPOSTA:

OS PECADOS FORAM DE REBELIÃO, USAR A PALAVRA DE DEUS PARA ENCOBRIR O PECADO E DE SIMEI A DESOBEDIÊNCIA, QUE UMA VEZ PERDI POR DAVI, FOI ORIENTADO POR SALOMÃO A EDIFICAR UMA CASA EM JERUSALÉM E DALI NÃO SAIR A NENHUMA PARTE. MAS DEPOIS DE 3 ANOS SAIU E SALOMÃO SOUBE-O FAZENDO-SE CUMPRIR SUA PALAVRA.

PODEMOS FAZER UMA BREVE COMPARAÇÃO DE QUANDO JESUS CURAVA E DIZIA VÁ E NÃO PEQUES MAIS, TEMOS HOJE TAMBÉM A BÊNÇÃO DO PERDÃO DO SENHOR, MAS TEMOS QUE NOS MANTER NOS LIMITES DO ESPÍRITO SANTO, PORQUE SUA PALAVRA É UMA SÓ E É FIEL E SE CUMPRIRÁ”.



Escola Bíblica Dominical 09-08-2020

– LENDO O LIVRO DE I REIS CAPÍTULO 1, NA TRAIÇÃO DE ADONIAS, QUE TENTAVA SE APODERAR DA HERANÇA: AS OVELHAS FORAM POUPADAS? CITE O TEXTO.

RESPOSTA:

PARTICIPAÇÃO 01
A RESPOSTA TÁ EM 1 REIS CAPÍTULO 1 VERSO 9 – 13-28 “E MATOU ADONIAS OVELHAS VACAS E ANIMAIS CEVADOS, JUNTOS À PEDRA DE ZOELETE QUE ESTÁ PERTO DA FONTE DE ROGEL CONVIDOU A TODOS OS SEUS IRMÃOS, OS FILHOS DO REI E A TODOS OS HOMENS DE JUDÁ, SERVOS DO REI. ISSO SIGNIFICA QUE A RESPOSTA É AS OVELHAS NÃO FORAM POUPADAS”

PARTICIPAÇÃO 02
PODEMOS CONFIRMAR ISSO EM I REIS 1:9 – “IMOLOU ADONIAS OVELHAS, E BOIS, E ANIMAIS CEVADOS, JUNTO À PEDRA DE ZOELETE, QUE ESTÁ PERTO DA FONTE DE ROGEL, E CONVIDOU TODOS OS SEUS IRMÃOS, OS FILHOS DO REI, E TODOS OS HOMENS DE JUDÁ, SERVOS DO REI”

PARTICIPAÇAO 03
AS OVELHAS NÃO FORAM POUPADAS – 1 REIS 1:9


2 – LENDO O TEXTO NO LIVRO DE PROVÉRBIOS CAPÍTULO 1VERSO 10, IDENTIFIQUE A PALAVRA QUE, EM RESUMO, FOI USADA PELOS INIMIGOS NO SENTIDO DE PROMOVER UMA REVOLTA CONTRA A OBRA DE DAVI.

RESPOSTA:

PARTICIPAÇÃO 01
“LENDO PROVÉRBIOS CAPITULO 1, VERSO 10, VEMOS QUE A PALAVRA QUE RESUME A REBELIÃO CONTRA A OBRA DE DAVI É “SEDUZIR” OU “TENTAR”. PODEMOS VER ISSO TAMBÉM EM II SAMUEL CAPITULO 15, VERSO 6, QUANDO O TEXTO DIZ: “DESTA MANEIRA FAZIA ABSALÃO A TODO O ISRAEL QUE VINHA AO REI PARA JUÍZO E, ASSIM, ELE FURTAVA O CORAÇÃO DOS HOMENS DE ISRAEL”. A ESTRATÉGIA USADA POR ABSALÃO AO ROUBAR OU SEDUZIR O CORAÇÃO DO POVO É UM EXEMPLO DE REBELIÃO CONTRA A OBRA DE DAVI, COMO É MOSTRADO NO LIVRO DE PROVÉRBIOS”.

PARTICIPAÇÃO 02
A PALAVRA USADA FOI SEDUZIR – PROVÉRBIOS 1:10


3 – A OPOSIÇÃO DOS INIMIGOS VISAVA SOMENTE O REI DAVI OU SE REBELAVAM CONTRA A OBRA QUE DEUS QUERIA REALIZAR NO MEIO DE SEU POVO? CITE UM TEXTO.

RESPOSTA:

PARTICIPAÇÃO 01
A OPOSIÇÃO DOS INIMIGOS SE REVELADA CONTRA DAVI E A OBRA QUE DEUS QUERIA REALIZAR NOMEIO DO SEU POVO. COMO PODEMOS ENTENDER LENDO O LIVRO DE 1 SAMUEL CAPITULO 17, VERSO 45, QUE DIZ: “DAVI, PORÉM, DISSE AO FILISTEU: TU VENS A MIM COM ESPADA E COM LANÇA E COM ESCUDO, PORÉM EU VOU A TI EM NOME DO SENHOR DOS EXÉRCITOS, O DEUS DOS EXÉRCITOS  A QUEM TENS AFRONTADO”

PARTICIPAÇÃO 02
A RESPOSTA DA TERCEIRA PERGUNTA NÓS ENTENDEMOS QUE SIM, QUE OS INIMIGOS DO REI DAVI, TAMBÉM ESTAVAM SE REBELANDO CONTRA A OBRA QUE DEUS QUERIA REALIZAR NÃO SÓ CONTRA AO REI DAVI O TEXTO QUE NÓS CITAMOS SE ENCONTRA EM SEGUNDA SAMUEL CAPÍTULO 7 VERSÍCULO 8 QUE DIZ ASSIM: “AGORA, POIS, ASSIM DIRÁS AO MEU SERVO, A DAVI: ASSIM DIZ O SENHOR DOS EXÉRCITOS: EU TE TOMEI DA MALHADA, DE DETRÁS DAS OVELHAS, PARA QUE FOSSES O CHEFE SOBRE O MEU POVO, SOBRE ISRAEL. ” ENTÃO MEUS IRMÃOS NÓS ENTENDEMOS QUE A VONTADE DO SENHOR ERA QUE O REI DAVI GOVERNASSE SOBRE ISRAEL E PORTANTO OS INIMIGOS DE DAVI ESTAVAM CONTRA DAVI TAMBÉM ESTAVAM CONTRA A VONTADE QUE O SENHOR QUERIA REALIZAR.

PARTICIPAÇÃO 03
A REBELIÃO ERA CONTRA DAVI E CONTRA A OBRA


4 – IDENTIFIQUE AS CARACTERÍSTICAS DE DAVI COMO HOMEM VALENTE.

RESPOSTA:

PARTICIPAÇÃO 01
A RESPOSTA ESTÁ EM I SAMUEL 16:18 – “ENTÃO, RESPONDEU UM DOS JOVENS E DISSE: EIS QUE TENHO VISTO UM FILHO DE JESSÉ, O BELEMITA, QUE SABE TOCAR E É VALENTE, E ANIMOSO, E HOMEM DE GUERRA, E SISUDO EM PALAVRAS, E DE GENTIL PRESENÇA; O SENHOR É COM ELE”. OS SERVOS NA OBRA DO SENHOR TÊM TAMBÉM AS MESMAS CARACTERÍSTICAS DE DAVI COMO HOMEM VALENTE, PORQUE NUNCA PERDEM UMA BATALHA NA VIDA ESPIRITUAL, POIS CONSULTAM TUDO AO SENHOR.

PARTICIPAÇÃO 02
“ENTÃO RESPONDEU UM DOS MOÇOS, E DISSE: EIS QUE TENHO VISTO A UM FILHO DE JESSÉ, O BELEMITA, QUE SABE TOCAR E É VALENTE E VIGOROSO, E HOMEM DE GUERRA, E PRUDENTE EM PALAVRAS, E DE GENTIL PRESENÇA; O SENHOR É COM ELE.” 1 SAMUEL 16:18


5 – NO TEXTO DE II SAMUEL CAPÍTULO 23, A PARTIR DO VERSO 8, IDENTIFIQUE OS TRÊS NOMES MAIS IMPORTANTES, QUE ESTAVAM RELACIONADOS ENTRE OS TRINTA VALENTES DE DAVI, E QUE CORRESPONDIAM À OPERAÇÃO DA TRINDADE QUE FORTALECIA O REI E O GOVERNO DE ISRAEL. IDENTIFIQUE OS ELEMENTOS DA TRINDADE EM CADA NOME.

RESPOSTA NA PRÓXIMA EBD – 16-08-2020



Escola Bíblica Dominical 02-08-2020

1. QUANTOS ANOS DAVI REINOU EM JERUSALÉM?

RESPOSTA:

PARTICIPAÇÃO 1

EM JERUSALÉM DAVI REINOU POR UM PERÍODO DE 33 NOS, E ESSSA RESPOSTA NÓS PODEMOS ENCONTRAR NO LIVRO DE 2 SAMUEL 5:4-5 QUE NOS DIZ O SEGUINTE: “DA IDADE DE TRINTA ANOS ERA DAVI QUANDO COMEÇOU A REINAR; QUARENTA ANOS REINOU. EM HEBROM REINOU SOBRE JUDÁ SETE ANOS E SEIS MESES; E EM JERUSALÉM REINOU TRINTA E TRÊS ANOS SOBRE TODO O ISRAEL E JUDÁ”

PARTICIPAÇÃO 2

DAVI REINOU SETE ANOS EM JUDÁ E TRINTA E TRÊS EM JERUSALÉM COMO REI DE TODO O ISRAEL. ISTO ESTÁ REGISTRADO EM 1 REAIS CAPÍTULO 2 VERSO 11: “E FORAM OS DIAS DE DAVI REINOU SOBRE ISRAEL QUARENTA ANOS: SETE ANOS REINOU EM HEBROM, E EM JERUSALÉM REINOU TRINTA E TRÊS ANOS.”


2. CITE TRÊS GRANDES VITÓRIAS QUE TEVE DAVI EM SEU REINADO.

RESPOSTA:

1 – VITÓRIA CONTRA OS FILISTEUS
2 – CONQUISTA DE JERUSALÉM
3 – VITÓRIA CONTRA OS MOABITAS


3. CITETRÊS NOMES DE HOMENS DE MAIOR IMPORTÂNCIA QUE SE OPUSERAM AO GOVERNO DE DAVI.

RESPOSTA:

EM RESPOSTA À PERGUNTA 3, TRÊS NOMES DE HOMENS DE MAIOR IMPORTÂNCIA QUE SE OPUSERAM AO GOVERNO DE DAVI FORAM: SAUL, ABSALÃO E ADONIAS.


4. LENDO I SAMUEL CAPÍTULO 15VERSOS DE 1 A 19, QUAL FOI A PRINCIPAL CAUSA DA DECADÊNCIA DO REINO E PERDA DA BENÇÃO NA VIDA DE SAUL

RESPOSTA :

DESOBEDIÊNCIA

“ARREPENDO-ME DE HAVER POSTO A SAUL COMO REI; PORQUANTO DEIXOU DE ME SEGUIR, E NÃO CUMPRIU AS MINHAS PALAVRAS. ENTÃO SAMUEL SE CONTRISTOU, E TODA A NOITE CLAMOU AO SENHOR.” I SAMUEL 15:11

“VAI, POIS, AGORA E FERE A AMALEQUE; E DESTRÓI TOTALMENTE A TUDO O QUE TIVER, E NÃO LHE PERDOES; PORÉM MATARÁS DESDE O HOMEM ATÉ À MULHER, DESDE OS MENINOS ATÉ AOS DE PEITO, DESDE OS BOIS ATÉ ÀS OVELHAS, E DESDE OS CAMELOS ATÉ AOS JUMENTOS.” I SAMUEL 15:3


5. LENDO OS TEXTOS DE I SAMUEL CAPÍTULO 16:1, 16:14 E 28:6 E 7, CITE EM CADA VERSO, UMA PALAVRA OU UMA EXPRESSÃO QUE IDENTIFICA OS RESULTADOS DESSA DECADÊNCIA E PERDA DA BENÇÃO NA VIDA DE SAUL.

RESPOSTA:

PARTICIPAÇÃO 1

PRIMEIRO RESULTADO: A REJEIÇÃO, DEUS REJEITOU SAUL.
“ENTÃO DISSE O SENHOR A SAMUEL: ATÉ QUANDO TERÁS DÓ DE SAUL, HAVENDO-O EU REJEITADO, PARA QUE NÃO REINE SOBRE ISRAEL? ENCHE UM CHIFRE DE AZEITE, E VEM, ENVIAR-TE-EI A JESSÉ O BELEMITA; PORQUE DENTRE OS SEUS FILHOS ME TENHO PROVIDO DE UM REI.”
1 SAMUEL 16:1

SEGUNDO RESULTADO: – O ESPÍRITO DO SENHOR SE RETIROU DELE.
“E O ESPÍRITO DO SENHOR SE RETIROU DE SAUL, E ATORMENTAVA-O UM ESPÍRITO MAU DA PARTE DO SENHOR.” 1 SAMUEL 16:14

TERCEIRO RESULTADO: DEUS PAROU DE FALAR COM ELE.
“E PERGUNTOU SAUL AO SENHOR, PORÉM O SENHOR NÃO LHE RESPONDEU, NEM POR SONHOS, NEM POR URIM, NEM POR PROFETAS.”
1 SAMUEL 28:6


QUARTO RESULTADO: ELE TERMINOU NA FEITIÇARIA.
“ENTÃO DISSE SAUL AOS SEUS CRIADOS: BUSCAI-ME UMA MULHER QUE TENHA O ESPÍRITO DE FEITICEIRA, PARA QUE VÁ A ELA, E CONSULTE POR ELA. E OS SEUS CRIADOS LHE DISSERAM: EIS QUE EM EN-DOR HÁ UMA MULHER QUE TEM O ESPÍRITO DE ADIVINHAR.” 1 SAMUEL 28:7

ESTES FORAM OS RESULTADOS DA DECADÊNCIA DO REINO E PERDA DA BENÇÃO NA VIDA DO REI SAUL.

PARTICIPAÇÃO 2

POIS BEM, ESTES RESULTADOS VÊ DADOS PELA DESOBEDIÊNCIA DE SAUL PRA COM O SENHOR. ESSE É O PONTO CENTRAL QUE VAMOS NOS CENTRAR PARA ENCONTRAR AS RESPOSTAS PARA ESTAS PERGUNTAS.
SE LÊ-MOS 1 SAMUEL 16:1 VAMOS VER O RESULTADO DE COMO SAUL FOI REJEITADO PELO SENHOR, ESTAS É A EXPRESSÃO, O RESULTADO, DE COMO SAUL FOI REJEITADO PELO SENHOR. NO 1 SAMUEL 16:14, VEREMOS O SEGUNDO RESULTADO, QUE É COMO O ESPÍRITO DO SENHOR SAIU, SE AFASTOU, DE SAUL. E QUANDO ISSO ACONTECE, QUANDO O ESPÍRITO DO SENHOR SAI, ENTRA UM NOVO, MAS É UM ESPÍRITO MAU. PARA ENCONTRAR O TERCEIRO RESULTADO, VAMOS ENCONTRÁ-LO EM 1 SAMUEL 28:6-7, ONDE SAUL PROCURA O SENHOR, MAS O SENHOR NÃO O RESPONDE MAIS, E ELE FICA TOTALMENTE DESAMPARADO.


6. RESUMA, NUMA SÓ PALAVRA, O SEGREDO DE DAVI E DESTA OBRA.

RESPOSTA:

A RESPOSTA À PERGUNTA NUMERO 6 É QUE O SEGREDO DE DAVI E DESSA OBRA SE RESUME EM UMA SÓ PALAVRA – OBEDIÊNCIA, OU SEJA, OBEDECER AO SENHOR.



Escola Bíblica Dominical 26-07-2020

1. LENDO O TEXTO NO LIVRO DE I SAMUEL CAPÍTULO 17 VERSOS 32 A 54, ACERCA DAS PROVAS ENFRENTADAS POR DAVI CONTRA O LEÃO, O URSO E O GIGANTE GOLIAS, ANTES DE ASSUMIR O REINO, QUAL FOI A MAIOR DELAS?


RESPOSTA:

1 PARTICIPAÇÃO

DENTRE AS PROVAS CITADAS, A MAIOR LUTA DE DAVI FOI CONTRA O GIGANTE GOLIAS, POIS HAVIA UMA GRANDE AMEAÇA SOBRE TODO POVO DE ISRAEL. UM DERROTA CONTRA GOLIAS REPRESENTARIA UM DESVIO DO PROJETO DE DEUS PARA O SEU POVO, UMA VEZ QUE DELES SE TORNARIAM SERVOS DOS FILISTEUS. A LUTA ENTRE DAVI E GOLIAS TIPIFICA A BATALHA DIÁRIA CONTRA A CARNE QUE ACONTECE NO INTERIOR DE CADA SERVO. E ATUALMENTE A LUTA COM QUE DEVEMOS TER MAIS CUIDADO É JUSTAMENTE CONTRA A NOSSA CARNE, POIS PODE DESVIAR-NOS DO PROJETO DO SENHOR. DAVI OPTOU PELA ESTRATÉGIA DE LUTAR À DISTÂNCIA MOSTRANDO QUE A LUTA CONTRA A CARNE DEVE SER TRAVADA A UMA DISTÂNCIA SEGURA, SEM CONTATO DIRETO, DEPENDENDO SOMENTE DO RECURSO PROVIDO PELO SENHOR. NESTA LUTA APENAS PODEMOS VENCER COMO O SENHOR JESUS, COM DIZ O EVANGELHO DE JOÃO, NO CAPÍTULO 8, VERSO 36: “SE, POIS, O FILHO VOS LIBERTAR, VERDADEIRAMENTE SEREIS LIVRES” MAS PARA QUE VENÇAMOS A CARNE POR COMPLETO, DEVEMOS FAZER COMO DAVI, QUE CORTOU A CABEÇA DO GIGANTE, APONTANDO QUE DEVEMOS ANIQUILAR TODA RAZÃO DA NOSSA MENTE VIVENDO PELA REVELAÇÃO.


2 PARTICIPAÇÃO

A MAIOR LUTA DA VIDA DE DAVI FOI CONTRA GOLIAS, POIS REPRESENTA A LUTA DO SERVO CONTRA A SUA RAZÃO QUE VEM DA CARNE. APENAS NA COMUNHÃO DISCERNIMOS AS ARMAS ADEQUADAS PARA DERROTA-LÁ.

DEUTERONÔMIO 20:4 – “POIS O SENHOR, VOSSO DEUS, É O QUE VAI CONVOSCO, A PELEJAR CONTRA OS VOSSOS INIMIGOS, PARA SALVAR-VOS.”


2. QUAIS FORAM OS INSTRUMENTOS PROFÉTICOS USADOS POR DAVI NA LUTA CONTRA GOLIAS? CITE OS INSTRUMENTOS E SUA APLICAÇÃO PROFÉTICA PARA OS NOSSOS DIAS.


RESPOSTA:

INSTRUMENTOS USADOS POR DAVI: O CAJADO NA MÃO, AS CINCO PEDRAS DO RIBEIRO, O RIBEIRO, O ALFORJE DE PASTOR, A FUNDA.

O CAJADO NA MÃO FALA DA DIREÇÃO DO ESPÍRITO SANTO.
AS CINCOS PEDRAS DO RIBEIRO FALAM DOS RECURSOS DA GRAÇA, PARA SERMOS VITORIOSOS NA FÉ.

O RIBEIRO FALA DO SENHOR JESUS, COMO O RIO DAS ÁGUAS VIVAS. O ALFORJE DE PASTOR FALA D CORAÇÃO CHEIO DE FÉ E DOS RECURSOS DA GRAÇA. A FUNDA FALA D PODER DO ESPÍRITO SANTO QUE ATINGE À DISTÂNCIA.

1 SAMUEL 17:40 ” E TOMOU O SEU CAJADO NA MÃO, E ESCOLHEU PARA SI CINCO SEIXOS DO RIBEIRO, E PÔ-LOS NO ALFORJE DE PASTOR, QUE TRAZIA, A SABER, NO SURRÃO, E LANÇOU MÃO DA SUA FUNDA; E FOI APROXIMANDO-SE DO FILISTEU.”


3. CITE TRÊS SEMELHANÇAS PROFÉTICAS ENTRE DO REI DAVI E O REI JESUS? APONTE OS TEXTOS.


RESPOSTA :

1 PARTICIPAÇÃO

A PRIMEIRA SEMELHANÇA QUE ENCONTRAMOS É QUE OS DOIS CUIDAVAM DAS OVELHAS DE SEU PAI, OS DOIS ERAM PASTORES, E NÓS VEMOS DAVI COMO PASTOR EM 1 SAMUEL 17:34 E VEMOS JESUS COMO O BOM PASTOR EM JOÃO 10:11; A SEGUNDA SEMELHANÇA É QUE OS DOIS SÃO REIS. DAVID NÃO FOI REI PARA FAZER A SUA VONTADE POIS ELE ERA HOMEM SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS E ISSO PODEMOS VER EM ATOS 13:22 E JESUS COMO REI NÃO VEIO PARA FAZER A SUA VONTADE, SENÃO PARA FAZER A VONTADE DAQUELE QUE O ENVIOU, ISSO ESTÁ REGISTRADO EM JOÃO 6:38; FINALMENTE A TERCEIRA SEMELHANÇA: DAVI ERA O MENOR DE SUA CASA, ISSO NÓS VEMOS EM 1 SAMUEL 16:11; DAVI AOS OLHOS DE SEUS IRMÃOS E INIMIGOS ELE ERA PEQUENO E O DESPREZARAM. E AOS OLHOS DE SEUS IRMÃO E FARISEUS JESUS TAMBÉM FOI DESPREZADO. E ISSO ESTÁ EM ISAÍAS 53:3.


2 PARTICIPAÇÃO

A PRIMEIRA SEMELHANÇA E QUE DAVI COMO JESUS CUIDAVA DAS OVELHAS DE SEU PAI E ERAM BONS PASTORES, COMO DIZ O VERSO 34, DO CAPÍTULO 17, E COMO DIZ EM JOÃO 10:11, JESUS DISSE: EU SOU O BOM PASTOR E O BOM PASTOR DÁ A SUA VIDA PELAS OVELHAS. A SEGUNDA SEMELHANÇA É QUE DAVI VENCE O GIGANTE QUE REPRESENTAVA A MORTE PARA O POVO DE ISRAEL. ISTO ESTÁ NO VERSO 50.
JESUS VENCEU A MORTE QUANDO RESSUSCITOU DO TÚMULO AO TERCEIRO DIA CONFORME AOS CORÍNTIOS CAPÍTULO 15, VERSO 3 E 4. E A TERCEIRA SEMELHANÇA E QUE AMBOS NASCERAM EM BELÉM O PODEMOS CONFIRMAR EM JOÃO CAPÍTULO 7 VERSÍCULO 42.




Clique e ouça a Rádio Maanaim

Calendário

setembro 2020
S T Q Q S S D
« ago    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Usuários Online

Users: 14 Guests, 9 Bots