Get Adobe Flash player

Estudo para jovens e obreiros 07/12/2013

ESTUDOS BÍBLICOS PARA JOVENS E OBREIROS – 7-dez-2013
ASSUNTO: DOUTRINA DO LOUVOR NO VELHO TESTAMENTO
TEXTO FUNDAMENTAL: SALMO 98:1

O SALMO 98:1 FALA SOBRE O LOUVOR COMO RESULTADO DOS ATOS DE JUSTIÇA DE DEUS.

IDENTIFICAR E COMENTAR DOIS LOUVORES NO VELHO TESTAMENTO QUE EXPRESSAM ATOS DE JUSTIÇA DE DEUS EM FAVOR DO SEU POVO.
FAZER A APLICAÇÃO PROFÉTICA DE CADA UM DELES..

(Os textos usados neste estudo foram extraídos da Tradução de João Ferreira de Almeida, Edição Revista e Corrigida, versão 1995)
==================================================================
LEITURA DO TEXTO: – Salmo 98:1 – (JFA-ERC-1995)
“Cantai ao SENHOR um cântico novo, porque ele fez maravilhas; a sua destra e o seu braço santo lhe alcançaram a vitória”.

INTRODUÇÃO
A expressão de louvor da Igreja Fiel está envolvida em dois aspectos:
1º) O homem sentir o amor de Deus em sua vida.
2º) O homem manifestar a dimensão deste amor na forma de gratidão.

Em resumo, o louvor da igreja fiel expressa a grandiosidade do amor de Deus e a gratidão por este amor na vida da igreja.
Encontramos em toda a palavra de Deus louvores que o SENHOR revelou aos seus servos em momentos de grandes batalhas, mas que encerravam com grandes vitórias e com cânticos de louvores ao nosso DEUS.
Inúmeros cânticos foram entoados pelos servos de Deus e pelo Seu povo, expressando sempre os favores recebidos do Senhor. O cântico novo expressado por Davi em alguns de seus salmos revela que Deus sempre realizava algo novo na vida de seus servos ou de seu povo.

========================================================

1. IDENTIFICAÇÃO E COMENTÉRIO DE DOIS LOUVORES NO VELHO TESTAMENTO QUE EXPRESSAM ATOS DE JUSTIÇA DE DEUS EM FAVOR DO SEU POVO

Identificação 1 – O CÂNTICO DE MOISÉS – TEXTO DE: ÊXODO 15:1-2

“1 Então, cantou Moisés e os filhos de Israel este cântico ao SENHOR; e falaram, dizendo: Cantarei ao SENHOR, porque sumamente se exaltou; lançou no mar o cavalo e o seu cavaleiro.2 O SENHOR é a minha força e o meu cântico; ele me foi por salvação; este é o meu Deus; portanto, lhe farei uma habitação; ele é o Deus de meu pai; por isso, o exaltarei”.

COMENTÁRIO – Logo após a travessia do mar vermelho Israel viu a grande mão do Senhor operando maravilhosamente a seu favor. Então o Senhor revelou este cântico a Moisés. O louvor emoldura as grandes vitórias do Senhor neste caso do mar vermelho Israel cantou ás margens do mar vermelho a grande vitória do Senhor quando todo o exército de Faraó foi derrotado.

APLICAÇÃO PROFÉTICA: Os servos do Senhor expressam no louvor a grande vitória do Senhor que é a vitória sobre a escravidão e a morte.
Lá na eternidade João viu que os servos vencedores que entoavam o cântico de Moises juntamente com o cântico do cordeiro, na figura de Israel e a igreja juntos na eternidade.
Hoje nós como servos do Senhor diante das grandes vitorias que alcançamos na presença do Senhor, cantamos louvores e lá na eternidade o nosso louvor continuará, pois o Senhor é a nossa força e o nosso cântico; ele nos foi por salvação.

Identificação 2 – O CÂNTICO DE DAVI – TEXTO DE: II SAMUEL 22:11

“E falou Davi ao SENHOR as palavras deste cântico, no dia em que o SENHOR o livrou das mãos de todos os seus inimigos e das mãos de Saul”.

COMENTÁRIO – Davi foi um homem que a palavra menciona que não conheceu derrota, ou seja, um homem sempre vitorioso. Deus sempre foi com Davi, e ele então expressa um cântico ao Senhor em reconhecimento as inúmeras vitórias que o Senhor lhe concedeu.
Era um homem grato ao Senhor, porque mesmo sendo rei, ungido de Deus e valente nas guerras, reconhece que suas qualidades eram em razão de Deus ser com ele.
O cântico de Davi foi para engrandecer ao Senhor, pois ele dá glórias ao Senhor e não a si mesmo, reconhecendo que Deus é quem operou os atos de justiça em sem favor e em favor do seu povo..

APLICAÇÃO PROFÉTICA: Os louvores que cantamos ao Senhor expressam os dois grandes livramentos referidos por Davi. Um deles é o livramento dos nossos inimigos que se somam no mundo para nos perseguir, tais como o pecado, a morte, etc. O outro livramento é daquilo que caracteriza a obra de Saul que era baseada na desobediência. Daí as suas derrotas.


Clique e ouça a Rádio Maanaim

Calendário

dezembro 2019
S T Q Q S S D
« nov    
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Usuários Online

Users: 27 Guests, 8 Bots