Get Adobe Flash player

Palavra ao professor de jovens

PALAVRA AO PROFESSOR DE JOVENS
ESTUDO BÍBLICO PARA JOVENS E OBREIROS – 23-ago-2014
TEMA: DOUTRINAS BÁSICAS DA OBRA NA PRÁTICA
ASSUNTO: BATISMO NAS ÁGUAS
TEXTO FUNDAMENTAL: MATEUS 28.19-20

EM MATEUS 28.19-20 VEMOS QUE O BATISMO NAS AGUAS É UMA ORDENANÇA DO SENHOR JESUS.
COMENTAR OS ASPECTOS DA EXPERIÊNCIA DO EUNUCO, QUE O LEVARAM AO BATISMO NAS ÁGUAS EM ATOS 8.26-40 , NAS SEGUINTES EXPRESSÕES:
ATOS 8.35 – “…LHE ANUNCIOU A JESUS”
ATOS 8.36 – “… EIS AQUI ÁGUA…”
ATOS 8.37 – “… É LÍCITO, SE CRÊS DE TODO CORAÇÃO….”
ATOS 8.39 – “… JUBILOSO…”

FAZER A APLICAÇÃO PROFÉTICA NA PRÁTICA

(Os textos usados neste estudo foram extraídos da Tradução de João Ferreira de Almeida, Edição Revista e Corrigida, versão 1995)
==================================================================

OBSERVAÇÕES:
Sugerimos que os jovens e obreiros sejam separados em QUATRO grupos para participarem das atividades propostas nesta lição.
Separar também jovens ou obreiros para as tarefas que estão no final da lição.
Os textos em itálico são transcrições literais dos estudos recebidos dos grupos de jovens e obreiros.
==========================================================

INTRODUÇÃO
EM MATEUS 28.19-20 VEMOS QUE O BATISMO NAS AGUAS É UMA ORDENANÇA DO SENHOR JESUS.
O batismo nas águas faz parte do processo da salvação, pois O Senhor Jesus disse que “Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado”. Mar 16:16
O Batismo nas águas, como tantas outras, é também uma doutrina revelada pelo Senhor na Obra. Por ser uma ordenança do Senhor Jesus, quem aceita a Jesus deve receber o Seu batismo que, pelo símbolo da água, sela o pacto de Deus para com o homem e vice-versa.
A partir do Batismo nas águas, o crente passa a ter, entre outros, o privilegio de fazer parte da igreja, como membro do corpo de Cristo.
Esse batismo é realizado nas águas em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, conforme ordenado pelo Senhor Jesus em Mateus 28.19.
A expressão “Batismo em nome de Jesus”, usada pelos apóstolos em Atos 19.5 e outros textos, é decorrente da ordenança do Senhor. Era o batismo por ordem de Jesus, por revelação de Jesus, que é o batismo em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo. A igreja chama de batismo nas águas.

=============================================================

COMENTAR OS ASPECTOS DA EXPERIÊNCIA DO EUNUCO, QUE O LEVARAM AO BATISMO NAS ÁGUAS EM ATOS 8.26-40, NA EXPRESSÃO:

ATOS 8.35 – “…LHE ANUNCIOU A JESUS”
“Então, Filipe, abrindo a boca e começando nesta Escritura, lhe anunciou a Jesus”.

ASPECTOS:
Ao anunciar-lhe Jesus, Filipe conduziu o eunuco ao arrependimento e confissão de que Jesus é o Filho de Deus (v. 37). Filipe demonstrou que conhecia bem a Palavra Revelada, porque descobriu Jesus no Velho Testamento.
O eunuco, apesar de estar vindo de uma adoração em Jerusalém e ser leitor da Palavra, não tinha tido ainda a experiência de conhecer Jesus. Não entendia o que lia, pois conhecia somente a letra. Daí a preocupação do Espirito Santo ao enviar Filipe para ensinar-lhe as escrituras na revelação do Espirito Santo, pois é isso que conduz o homem ao arrependimento.

APLICAÇÃO PROFÉTICA NA PRÁTICA:
Na prática, o batismo na vida do servo é o resultado do desejo dele de manifestar publicamente seu arrependimento e confissão de que Jesus é o Filho de Deus. O crente verdadeiro surge desta confissão e, com o batismo, ele passa tornar isso público na sua nova vida.
João batizava com o batismo do arrependimento dizendo ao povo que cresse em Jesus Cristo. (Atos 19:4). O batismo é, portanto, para o crente verdadeiro.
Estar dentro de igreja e conhecer Biblia na letra não leva ninguém ao arrependimento e confissão de pecados, nem desperta o desejo de pedir o batismo para selar seu pacto com Deus.
Conversão em nível de chegar a pedir o batismo se dá a partir de um testemunho do Senhor Jesus revelado em toda a Palavra. Por isso a leitura e meditação da Palavra são mais uma responsabilidade do membro da igreja.
Na prática, não é recomendável que alguém seja batizado sem que tenha o verdadeiro conhecimento de Jesus.
================================================

COMENTAR OS ASPECTOS DA EXPERIÊNCIA DO EUNUCO, QUE O LEVARAM AO BATISMO NAS ÁGUAS EM ATOS 8.26-40, NA EXPRESSÃO:

ATOS 8.36 – “… EIS AQUI ÁGUA…”
“E, indo eles caminhando, chegaram ao pé de alguma água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado?”

ASPECTOS:
“Eis aqui água”, era já o entendimento, após ouvir falar de Jesus, da ordenança do Senhor em Mateus 28.19, bem como em Marcos 16.16.
Ao ver água o eunuco pediu para ser batizado, porque entendeu o verdadeiro sentido do batismo: arrependimento e remissão dos pecados (Mc. 1.4). A água simboliza purificação dos pecados e regeneração (nascer de novo).

APLICAÇÃO PROFÉTICA NA PRÁTICA:
No batismo nas águas representa a lavagem regeneradora da Palavra na vida daquele que confessa que Jesus é o Filho de Deus. Ao se tornar membro da igreja, como corpo de Cristo, o crente deve ter consciência de que a igreja é santa e pura, porque o Senhor Jesus santifica e purifica a Sua igreja com a lavagem da água, pela palavra. (Ef. 5.26). Daí a responsabilidade do membro da igreja em conservar-se limpo (santo) e puro para não manchar a pureza da igreja da qual se tornou membro com o batismo nas águas.
Na prática, a entrada no reino de Deus envolve a disposição do crente em “nascer da água e do Espirito” e isso se chama: novo nascimento. (João 3.5).

===============================================
COMENTAR OS ASPECTOS DA EXPERIÊNCIA DO EUNUCO, QUE O LEVARAM AO BATISMO NAS ÁGUAS EM ATOS 8.26-40, NA EXPRESSÃO:

ATOS 8.37 – “…É LÍCITO, SE CRÊS DE TODO CORAÇÃO…”
“E disse Filipe: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus.”

ASPECTOS:
A pergunta do eunuco “que impede…?” no verso 36, demonstrava o seu temor ao Senhor, pois não queria que nada servisse de impedimento para demonstrar sua fé em Jesus de forma pública, através do pedido do batismo.

APLICAÇÃO PROFÉTICA NA PRÁTICA:
“É licito”, ou seja, é permitido. Porem, a condição para ser batizado nas águas é crer de todo o coração, ou seja, ser um crente sincero.
Crer de todo o coração é uma disposição de mudança total de mentalidade. “Se crês de todo o coração” significa uma fé sem reservas, sem restrições, incondicional. Enfim, uma forma de manifestar que o coração pertence totalmente ao Senhor, sem qualquer questionamento. O testemunho do membro da igreja batizado nas águas tem que ser total em todos os setores de sua vida. É necessário que todo o seu comportamento, sua maneira de viver e de manifestar ao mundo que é realmente membro do corpo de Cristo seja evidente no membro da igreja.

“É lícito”, ou seja, é permitido, também revela o motivo porque é necessário consultar ao Senhor sobre o batismo dos irmãos. Essa consulta ao Senhor para obter a permissão dEle está ligada à condição de crer de todo o coração, pois só o Senhor vê o que está no coração, para se saber se é o momento ou não do irmão(ã) ser batizado(a).
Qualquer reserva a Jesus no coração pode constituir um impedimento ao batismo. Se faltar alguma coisa ainda para que Jesus ocupe todo o coração, isso pode ser motivo de impedimento para o batismo. Não havendo nada disso, então é lícito.
Crer de todo o coração leva o crente a uma renúncia a tudo o que ocupava antes o coração.
Crer de todo o coração é uma mudança que começa no interior (crer em Jesus) e se manifesta no exterior (ser batizado). Isso mostra que batismo não é somente um mergulho na água, mas uma entrega total da vida nas mãos do Senhor.

===============================================
COMENTAR OS ASPECTOS DA EXPERIÊNCIA DO EUNUCO, QUE O LEVARAM AO BATISMO NAS ÁGUAS EM ATOS 8.26-40, NA EXPRESSÃO:

ATOS 8.39 – “…JUBILOSO…”
“E, quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe, e não o viu mais o eunuco; e, jubiloso, continuou o seu caminho.”

ASPECTOS:
Jubiloso significa: pleno (cheio) de alegria. O júbilo, ou alegria, passou a ser uma forma de vida para o eunuco que passou a ter agora uma nova caminhada na presença do Senhor. Saiu de Jerusalém pelo caminho da dúvida (vs. 31 e 34), porém do momento do batismo em diante seguiu pelo caminho da alegria. O eunuco não viu mais Filipe, mas passou a ver o que o Espirito Santo tinha para lhe revelar a partir do batismo nas águas. Este júbilo se chama: alegria da salvação.
A disposição do Eunuco de seguir jubiloso o seu caminho, era uma prova da sua decisão de abandonar tudo para viver uma vida nova com Jesus.
O que marcou a continuidade do caminho dele foi o júbilo pelo conhecimento de Jesus que ele selou através do batismo. O fato de não ter mais visto a Filipe não tirou do eunuco o júbilo do seu coração, porque esse júbilo era pela sua nova caminhada agora com Jesus.

APLICAÇÃO PROFÉTICA NA PRÁTICA:
A alegria da salvação se torna uma forma de vida na caminhada daquele que expressa, pelo batismo, seu desejo de continuar firme na caminhada com Jesus. O eunuco não viu mais Filipe, porque a alegria da salvação não depende de um homem, ainda que ele seja um líder, mas depende de uma experiência pessoal exclusivamente com Jesus na caminhada.
O crente que desce às águas do batismo tem a disposição de testemunhar da alegria da sua salvação em sua vida. Isso é uma prova da sua decisão de abandonar o mundo, o pecado e viver uma vida de santificação, através de uma nova caminhada com Jesus.
O batismo representa uma disposição nova do servo em dar continuidade ao projeto de salvação que conheceu em Jesus: o que bem define essa continuidade é o júbilo, ou alegria da salvação. Esta é também uma forma de demonstrar que arrependimento não tem retorno, mas é uma continuidade. O batismo nas águas traz um júbilo que não está ligado a quem batizou, mas ao Senhor Jesus, que é o autor e consumador da fé.
O motivo do júbilo é a nova caminhada; Para o eunuco esse motivo era Jesus e não quem o batizou. Jubiloso significa: morto para o mundo, mas vivo para Jesus.
======================================================

TAREFAS PARA SALA DE AULA:
É possível citar pelo menos 3 privilégios do batismo nas águas para o crente?
O batismo é um simples mergulho nas águas ou uma entrega total ao Senhor? Comente.
É possível contar uma experiência sua ou de alguém com o júbilo da salvação?
===================================================


Clique e ouça a Rádio Maanaim

Estado do Login

Calendário

julho 2021
S T Q Q S S D
« jun    
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Usuários Online

Users: 13 Guests, 6 Bots