Get Adobe Flash player

PALAVRA AO PROFESSOR DE JOVENS

PALAVRA AO PROFESSOR DE JOVENS

ESTUDO BÍBLICO PARA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL – 13-set-2014

TEMA: DOUTRINAS BÁSICAS DA OBRA NA PRÁTICA

ASSUNTO: IGREJA, CORPO DE CRISTO

TEXTO FUNDAMENTAL: EFÉSIOS 1.22-23

 

EM EFESIOS 1.22 -23 PAULO AFIRMA QUE CRISTO É O CABEÇA DA IGREJA E A IGREJA SEU CORPO.

 

IDENTIFICAR EM ATOS 13.1-2 OS ASPECTOS DO GOVERNO DO CABEÇA SOBRE O CORPO  NA INSTRUMENTALIDADE  DO SERVO (A)   NAS SEGUINTES EXPRESSÕES:

“  NA IGREJA …” ATOS 13.1

“…SERVINDO ELES AO SENHOR…” ATOS 13.2

“…E JEJUANDO…” ATOS 13.2

“… DISSE O ESPÍRITO SANTO …” ATOS 13.2

“…PARA A OBRA A QUE OS TENHO CHAMADO…” ATOS 13.2

 

(Os textos usados neste estudo foram extraídos da Tradução de João Ferreira de Almeida, Edição Revista e Corrigida, versão 1995)

 

 

 

OBSERVAÇÕES:

  1. Sugerimos que os jovens e obreiros sejam separados em CINCO grupos ou CINCO jovens e obreiros, para participarem das atividades propostas nesta lição. Separar também três jovens ou obreiros para as tarefas que estão no final da lição.
  2. Os textos em itálico são transcrições literais dos estudos recebidos dos grupos de jovens e obreiros.

 

 

INTRODUÇÃO

AFIRMAÇÃO DE PAULO EM EFESIOS 1.22-23 QUE CRISTO É O CABEÇA DA IGREJA E A IGREJA SEU CORPO.

Igreja, corpo de Cristo é uma expressão muito encontrada nas cartas de Paulo. Principalmente quando escreve aos Coríntios e aos Efésios, sempre chama a atenção para este assunto. Fala da igreja como corpo tendo como cabeça Cristo.

O Senhor Jesus confirma esta expressão nas palavras: “Tomai, comei, isto é o meu corpo” – Marcos 14:22. Nesta afirmação o Senhor está dizendo que a Igreja é um organismo vivo, porque Jesus é vivo no meio da Sua igreja.

A expressão de Efésios 1.22-23 é para afirmar que o governo da igreja do Senhor Jesus pertence a Ele porque que a igreja “é o Seu corpo”.

 

 

O servo que está integrado na igreja precisa entender o que é submissão ao governo do Senhor Jesus.

A igreja de Antioquia foi caracterizada pela conversão de gentios, pois a palavra antes era levada somente aos Judeus (Atos 11:20-23), após a perseguição pela morte de Estevão. Nesta Igreja os discípulos pela primeira vez foram chamados de Cristãos (Atos 11:26) e foi dela que saiu a primeira viagem missionária de Paulo.

 

 

IDENTIFICAR EM ATOS 13.1-2 OS ASPECTOS DO GOVERNO DO CABEÇA SOBRE O CORPO  NA INSTRUMENTALIDADE  DO SERVO (A),  NAS SEGUINTES EXPRESSÕES:

 

  1. “NA IGREJA …” – ATOS 13.1

Na igreja que estava em Antioquia havia alguns profetas e doutores, a saber: Barnabé, e Simeão, chamado Níger, e Lúcio, cireneu, e Manaém, que fora criado com Herodes, o tetrarca, e Saulo.”.

 

ASPECTOS:

Um aspecto do governo do “cabeça” sobre o corpo na instrumentalidade do servo (a) a ser considerado nesta expressão, é que o ministério da igreja em Antioquia era muito bem estruturado. Ali havia profetas e doutores (doutrinadores, ou mestres), ministérios da igreja descritos mais tarde por Paulo em Efésios 4:11.

Os ministérios ali naquela igreja se reuniram para buscar a direção do Espirito Santo, que toma o governo daquela reunião e determina que dois apóstolos fossem apartados (separados) para a realização de uma obra para a qual o Senhor os havia chamado. De uma igreja que se submete ao governo do Espirito Santo é que vai sair a primeira viagem missionária.

 

NA PRÁTICA:

Na prática o servo (jovem e obreiro) tem uma estrutura de governo muito segura e bem estruturada no ministério da Obra do Espirito Santo para ele exercer a sua instrumentalidade. Na igreja, a obra a ser realizada é toda feita sob o comando do Espirito Santo e o servo apenas atende ao chamado do Espirito Santo para realizar a sua parte nesta Obra.

Ele realiza a Obra sob o governo do “cabeça”, que é o Senhor Jesus, mas isso ligado ao “corpo”, ou seja, realiza a Obra no “corpo”. O servo, na Obra, não faz nada para agradar a pessoas, nem a si mesmo, pois não se trata de agradar a uma organização, mas agradar ao Senhor. A igreja como corpo de Cristo é um organismo vivo e não uma organização humana.

O governo da igreja local está sob a responsabilidade do pastor, que assume por direção do Senhor através do Presbitério. Esse governo é representado nas decisões dos Polos, Áreas e Regiões, com todas as decisões orientadas sob o governo do Espirito Santo, em conformidade com as orientações de um Conselho levantado pelo Senhor, o qual tem a maior responsabilidade diante do Senhor na condução da Obra do Espírito Santo, tanto no que se refere à preservação da doutrina, quanto na estrutura organizacional visível da igreja.

 

 

  1. “…SERVINDO ELES AO SENHOR…” – ATOS 13.2

“E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado”.

 

ASPECTOS:

Outro aspecto do governo do “cabeça” sobre o corpo na instrumentalidade do servo (a) a ser considerado nesta expressão, é que eles ali serviam ao Senhor, portanto tinham a consciência de que servir ao Senhor é que leva o Espirito Santo a se manifestar na igreja para que a Obra do Senhor seja realizada. O compromisso do Espirito Santo é com uma igreja que serve ao Senhor.

 

NA PRÁTICA:

A Obra é do Senhor e não de homens, por isso a expressão “servindo eles ao Senhor”. Na prática todo o serviço que fazemos na Obra do Senhor é para agradar ao Senhor e não a homens.

A obra do Espirito Santo é realizada por aqueles que estão dispostos a servir ao Senhor no entendimento de que a igreja, como corpo de Cristo é um organismo vivo. Tudo o que é feito é sob o governo do Espirito Santo e não de uma mera organização onde tudo é feito maquinalmente, como se fosse uma obrigação. O servo apenas obedece ao governo do Senhor que ele recebe através do “corpo” e não isoladamente para fazer o que ele próprio quer.

Quem dirige um louvor no culto ou entrega uma mensagem, ou atua no portão da igreja está prestando um serviço, acima de tudo, ao Senhor e não simplesmente cumprindo uma obrigação eclesiástica. É um ato de obediência e submissão à vontade do Senhor revelada ao “corpo” ao qual ele está ligado como membro.

 

 

  1. “…E JEJUANDO…” – ATOS 13.2

“E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado”.

 

ASPECTOS:

O jejum referido no texto era, naquela igreja, uma forma de servir ao Senhor, pois esse meio de graça representava para os irmãos daquela igreja um preparo de suas vidas para receber a orientação que viria do Espirito Santo e estarem capacitados por Ele para a realização da Obra.

 

NA PRÁTICA:

Na prática, o servo que o Senhor usa como instrumento na Sua Obra é um servo que jejua a fim de estar preparado (capacitado) espiritualmente para a realização da Obra do Senhor.

Os jejuns orientados pelo Senhor fazem parte do governo do Espirito Santo sobre a igreja e atender as orientações para jejuar faz parte do preparo espiritual do servo para a realização da Obra do Senhor.

Jejum para o servo participar de um seminário no Maanaim, jejuns orientados para a igreja pelos diversos motivos revelados pelo Senhor, isso faz parte do preparo espiritual para a realização da Obra do Senhor.

 

 

  1. “…DISSE O ESPIRITO SANTO…” – ATOS 13.2

“E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado”.

 

ASPECTOS:

A palavra do Espirito Santo ali estava em consonância com o projeto do Senhor Jesus para a igreja, pois naquela primeira viagem missionária se cumpria:

  1. A ordem do Senhor Jesus quanto ao testemunho dEle até aos confins da Terra;
  2. O vaso escolhido pelo Senhor em Atos 9:15 para levar o nome de Jesus aos gentios, estava ali para dar cumprimento ao projeto de Deus para a sua vida e para a igreja, em obediência à determinação daquilo que “disse o Espirito Santo”.

 

NA PRÁTICA:

Na prática a dinâmica da execução do projeto de Deus para a igreja está naquilo que ela faz de acordo com o governo do cabeça, que é Jesus, governo esse exercido pelo Espirito Santo. O culto é conforme o que “diz o Espirito Santo” na reunião do Culto Profético.

A doutrina é aquela revelada pelo Espirito Santo. O trabalho das Senhoras, das Crianças e até a transmissão via satélite, tudo é feito de acordo com o governo do Espirito Santo. Tudo na Obra do Senhor é feito como Ele diz e não como nós queremos dizer. Mesmo que se tenha que usar escritos, papéis, painéis ilustrativos, circulares de orientações dentro do âmbito organizacional, mas o essencial é a consciência de que tudo está dentro da orientação e governo do Espirito Santo. O membro do corpo só funciona se estiver sob o comando da cabeça: assim é na igreja também com relação ao governo do Espirito Santo.

 

 

  1. “…PARA A OBRA A QUE OS TENHO CHAMADO” – ATOS 13.2

“E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que (EU) os tenho chamado”.

 

ASPECTOS:

A obra a que o Senhor os tinha chamado era a Obra que o Espirito Santo queria que fosse realizada, pois o chamado foi do Espirito Santo. Cada ato do corpo ali, jejuando, orando e pondo sobre eles as mãos, (vs. 3) os despedia na total direção e autoridade do Espirito Santo.

 

NA PRÁTICA:

Na prática o servo quando é designado para realizar a obra do Senhor é preciso estar consciente de que o trabalho a ser feito é em razão de um chamado do Espirito Santo, pois a obra que está realizando é dEle. Não posso ser chamados para realizar a Obra do Espirito Santo e realizar outra obra, conforme a minha vontade.

A oração e o jejum são as forças que impulsionam o servo na realização da Obra do Senhor. E no verso 4 a palavra diz que eles foram “enviados pelo Espirito Santo”.

 

 

TAREFAS PARA SALA DE AULA:

  1. Pode alguém dizer-se comissionado pelo Senhor para realizar a Obra do Espirito Santo e realizar a sua própria obra? O que pode acontecer? Comente isso.
  2. O que pode acontecer com um visitante que o obreiro no portão da igreja o recebe cumprimentando-o com a paz do Senhor, cheio do Espirito Santo?
  3. É possível na prática, ser um instrumento nas mãos do Senhor, sem o preparo espiritual para isso? Sim ou não. Por quê.

 

 

 


Clique e ouça a Rádio Maanaim

Estado do Login

Calendário

julho 2021
S T Q Q S S D
« jun    
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Usuários Online

Users: 15 Guests, 18 Bots