Get Adobe Flash player

PALAVRA AO PROFESSOR DE JOVENS – 15-11-2014

PALAVRA AO PROFESSOR DE JOVENS

ESCOLA BÍBLICA  DE JOVENS E OBREIROS – 15-nov-2014

TEMA: DOUTRINAS

BÁSICAS DA OBRA NA PRÁTICA

Assunto: DONS ESPIRITUAIS NO CORPO

TEXTO FUNDAMENTAL : I CORÍNTIOS  14

 

EM 1 CORÍNTIOS 14.1 PAULO FALA SOBRE O ZELO NA BUSCA DOS DONS ESPIRITUAIS  ENFATIZANDO O DOM DE PROFETIZAR.

 

IDENTIFICAR A IMPORTÂNCIA DA PROFECIA NOS SEGUINTES DONS:

– DONS DE CURAR (CURA DO CEGO BARTIMEU) – MARCOS 10.51-52

– DONS DE MARAVILHAS (RESSURREIÇÃO DE LAZARO) – JOÃO 11.43

 

FAZER A APLICAÇÃO PROFÉTICA NA PRÁTICA

 

OBSERVAÇÕES:

  1. Sugerimos que os jovens e obreiros sejam separados em DOIS grupos, ou DOIS jovens e obreiros, para participarem das atividades propostas nesta lição.
  2. Separar também DOIS jovens ou obreiros para as tarefas que estão no final da lição.
  3. Os textos em itálico são transcrições literais dos estudos recebidos dos grupos de jovens e obreiros.

 

LEITURA DO TEXTO FUNDAMENTAL:

– I CORÍNTIOS 14:1 – (JFA-ERC-1995)

Segui a caridade (o amor) e procurai com zelo os dons espirituais, mas principalmente o de profetizar”.

INTRODUÇÃO

O ZELO NA BUSCA DOS DONS ESPIRITUAIS ENFATIZANDO O DOM DE PROFETIZAR.

Seguir a caridade (ou amor) é seguir a Jesus, porque Ele é o amor. Seguir o amor é estar no caminho. Os dons espirituais são manifestações do Espirito Santo que conduzem a igreja no Caminho.

É necessário para a igreja procurar com zelo os dons espirituais. Esse zelo visa identificar aquilo que é mais importante nos dons espirituais na igreja que é a profecia, pois a profecia edifica a igreja (I Cor. 14:4). Paulo dá um destaque ao dom de profetizar como aquele que a igreja deve buscar com prioridade, porque ele visa a edificação de todo o “Corpo”.

O caráter profético nos dons sempre vai existir, pois ele representa uma benção espiritual advinda de uma benção física ou material. O Senhor curou o paralitico em Cafarnaum, mas também lhe perdoou os pecados. Todos queriam ver o paralitico andar, mas Jesus estava mais interessado em perdoar-lhe os pecados. Andar é para esta vida aqui, mas pecado perdoado é para a vida eterna. Da mesma forma o cego em Betsaida que Jesus curou, mas recomendou-o a não entrar mais naquela aldeia pecaminosa.

 

IDENTIFICAR A IMPORTÂNCIA DA PROFECIA NOS SEGUINTES DONS:

 

  1. – DONS DE CURAR (CURA DO CEGO BARTIMEU) – MARCOS 10.51-52

“E Jesus, falando, disse-lhe: Que queres que te faça? E o cego lhe disse: Mestre, que eu tenha vista. E Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E logo viu, e seguiu a Jesus pelo caminho.”

 

A IMPORTÂNCIA DA PROFECIA:

A forma como o Senhor abriu os olhos ao cego Bartimeu: um homem que ouviu dizer que Jesus ia passar por ali e que até demonstrou que conhecia Jesus, mas estava sentado à beira do caminho mendigando. Jesus manda chamar o cego, pergunta-lhe se queria ser curado, e ele, manifestando esse desejo, Jesus lhe abre os olhos e ele passa a ver e a seguir a Jesus pelo caminho.

APLICAÇÃO PROFÉTICA NA PRÁTICA:

Na cura do cego Bartimeu a importância da profecia está no ensino deixado pelo Senhor Jesus quanto a salvação. Ali profeticamente o Senhor Jesus está falando de salvação. É a figura do crente que conhece Biblia, mas não teve ainda a experiência de Jesus se revelar a ele.

Quando ele busca essa experiência então passa a enxergar a Jesus e andar nEle. Os dons espirituais na igreja existem para esta finalidade, ou seja, levar o crente a caminhar na presença do Senhor como os demais irmãos e não mais ser conduzido pela mão dos outros.

O que é importante na cura de alguém é ela ser acompanhada de uma experiência de salvação, pois a cura é somente para esta vida, mas a salvação é para a vida eterna. Paulo em I Cor 12:9 quando fala dos dons de curar faz uma citação no plural, porque são muitas as formas que o Senhor usa para operar curas. Pode ser durante o louvor, a mensagem, a entrega de um dom, a imposição das mãos, etc. Isso independe de um momento especial ou um lugar especial nem tão pouco uma pessoa especial para o Senhor usar para operar isso.

Seguir a Jesus pelo caminho é a grande profecia nos dons de curar.

 

  1. – DONS DE MARAVILHAS (RESSURREIÇÃO DE LAZARO) – JOÃO 11.43

“E, tendo dito isso, clamou com grande voz: Lázaro, vem para fora.”

 

A IMPORTÂNCIA DA PROFECIA:

Lazaro, por certo, morreu no Senhor e, por isso, estava num lugar de delícias. Todavia a expressão que o Senhor Jesus usou ao operar a maravilha da ressurreição de Lázaro era, acima de tudo, para que os que estavam ao redor pudessem crer que ele era o Filho de Deus. (versos 42 e 45). Para ressuscitar Lázaro o Senhor não tocou nele, mas falou com ele com “grande voz”. Pelo fato de ter ouvido a voz do Senhor é que voltou a viver.

 

APLICAÇÃO PROFÉTICA NA PRÁTICA:

O dom espiritual chamado de Operação de Maravilhas (I Cor.12:10) é uma forma de o Senhor falar de salvação de vidas no nosso meio. O proposito do Senhor é salvar a alma através de uma operação de maravilha de ordem física realizada numa pessoa.

A maior maravilha que o Senhor opera em nosso meio ocorre todas as vezes que nos reunimos, porque essa maior maravilha é a salvação de vidas. Mesmo quando o Senhor opera uma maravilha na forma de uma benção física e material, o objetivo do Senhor é salvação. O que salva não é a maravilha, mas experiência de salvação. Por isso temos maravilhas todos os dias em nosso meio. A ressureição de Lazaro se dá todos os dias quando a igreja vê vidas transformadas pelo poder do Senhor Jesus saindo da morte espiritual para a vida eterna.

A maior de todas as maravilhas é o homem passar da morte para a vida. Chamar Lázaro da morte para a vida fala da Salvação com o um ato, mas desligar-lhes as faixas dos pés e das mãos, bem como retirar o lenço do seu rosto, fala de Salvação como processo.

 

TAREFAS PARA SALA DE AULA:

  1. É possível alguém ser curado de uma enfermidade e depois decidir deixar o Senhor e menosprezar a bênção da salvação? Comentar a resposta.
  2. É possível relacionar o dom de profetizar ao dom de ciência (visão, revelação e sonho)? Comentar a resposta.

 


Clique e ouça a Rádio Maanaim

Estado do Login

Calendário

julho 2021
S T Q Q S S D
« jun    
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Usuários Online

Users: 11 Guests, 5 Bots