Get Adobe Flash player

PALAVRA AO PROFESSOR DE JOVENS

PALAVRA AO PROFESSOR DE JOVENS

ESTUDOS BÍBLICOS PARA JOVENS E OBREIROS – 29-nov-2014

TEMA: DOUTRINAS BÁSICAS DA OBRA NA PRÁTICA

ASSUNTO: DONS ESPIRITUAIS COM SABEDORIA

TEXTO FUNDAMENTAL: I CORÍNTIOS 12:8

 

EM I CORÍNTIOS 12.8 A PALAVRA NOS FALA SOBRE O DOM: A PALAVRA DA SABEDORIA.

IDENTIFICAR E COMENTAR EM I REIS 3.24-28 O EXERCÍCIO DO DOM: A PALAVRA DA SABEDORIA.

 

FAZER A APLICAÇÃO PROFÉTICA NA PRÁTICA

 

OBSERVAÇÕES:

  1. Sugerimos que os jovens e obreiros sejam separados em DOIS grupos, ou DOIS jovens e obreiros, para participarem das atividades propostas nesta lição.
  2. Separar também DOIS jovens ou obreiros para as tarefas que estão no final da lição.
  3. Os textos em itálico são transcrições literais dos estudos recebidos dos grupos de jovens e obreiros.

 

LEITURA DO TEXTO FUNDAMENTAL:

– I CORÍNTIOS 12:8 – (JFA-ERC-1995)

“Porque a um, pelo Espírito, é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência;”

INTRODUÇÃO

O DOM: A PALAVRA DA SABEDORIA EM I CORÍNTIOS 12.8:

A palavra da sabedoria é um dos nove dons relacionados por Paulo no Capitulo 12 da 1ª carta aos Coríntios.

 

A sabedoria no uso dos dons espirituais:

– se manifesta colocando nos seus devidos lugares aquilo que confirmadamente veio do Senhor através do dom de discernimento de espíritos, sem precipitação ou euforia, os quais tanto prejudicam a Obra do Senhor. É como uma casa que não se começa a sua edificação pelo telhado, mas pelo alicerce.

– é o dom concedido pelo Espirito Santo para se conhecer o tempo ou momento e o modo ou forma de entregar um dom espiritual. É através desse dom que vamos conhecer aquilo que o Senhor está revelando.

 

A sabedoria na vida da Igreja:

– é fundamental a sabedoria na vida da Igreja, não só no exercício dos dons, mas em toda a formação da igreja. Em tudo que a igreja faz. A sabedoria deve ser usada, inclusive na questão comportamental da igreja. A igreja é corpo e tem “um cabeça”. Ela tem equilíbrio. Tudo na igreja tem que estar conforme aquilo que o Senhor quer.

Exemplo: culto com ordem e decência. Não se expõe, por exemplo, os segredos do Senhor fora do ambiente da igreja. Imagine um irmão contando um dom espiritual dentro de um ônibus coletivo a outro irmão em voz alta! Isso é falta sabedoria.

 

A sabedoria na forma de orar: oração com gritos, gemidos, sussurros, etc. Faltou sabedoria.

É recomendável que obreiros, diáconos e pastores exercitem esse dom buscando-o com zelo, visto que é imprescindível para o governo da igreja.

IDENTIFICAR E COMENTAR EM I REIS 3.24-28 O EXERCÍCIO DO DOM: A PALAVRA DA SABEDORIA.

 

– I REIS 3:24-28

“24  Disse mais o rei: Trazei-me uma espada. E trouxeram uma espada diante do rei.

25  E disse o rei: Dividi em duas partes o menino vivo: e dai metade a uma e metade a outra.

26  Mas a mulher cujo filho era o vivo falou ao rei (porque o seu coração se lhe enterneceu por seu filho) e disse: Ah! Senhor meu, dai-lhe o menino vivo e por modo nenhum o mateis. Porém a outra dizia: Nem teu nem meu seja; dividi-o antes.

27  Então, respondeu o rei e disse: Dai a esta o menino vivo e de maneira nenhuma o mateis, porque esta é sua mãe.

28  E todo o Israel ouviu a sentença que dera o rei e temeu ao rei, porque viram que havia nele a sabedoria de Deus, para fazer justiça”.

 

IDENTIFICAR E COMENTAR:

O rei Salomão está fazendo um julgamento com sabedoria, pois foi a capacitação que pediu a Deus para reinar sobre Israel. As duas mulheres reivindicam a criança alegando pertencer a uma delas. “Trazei-me a espada”, foi a ordem do rei. A espada estava diante do rei para a execução do juízo: dividir a criança ao meio. Uma das mulheres concordou que a criança fosse dividida ao meio, mas a outra não.

Mandar trazer a espada naquele julgamento foi um ato de grande sabedoria de Salomão, pois foi uma ação do rei que trouxe temor a todos os que estavam presentes ali. Trazer a espada mostra que a Palavra deve ser a base da sabedoria.

Diante da sabedoria do rei a mãe verdadeira agiu com sabedoria negando-se a si mesma para que a criança fosse preservada viva. Esta atitude sábia dela contribuiu para que o rei fosse honrado e assim ela recebeu o benefício de ter-lhe sido devolvida a criança.

 

APLICAÇÃO PROFÉTICA NA PRÁTICA:

O rei Salomão assume nesse julgamento a tipologia do Espirito Santo. A espada é a Palavra de Deus. As duas mulheres são figura de uma igreja fiel e outra infiel. A igreja infiel matou a criança (a Obra) de noite com o peso da sua carne: o peso da razão e do argumento.

A igreja infiel quer a Obra morta, pois tudo o que prega é argumento somente para esta vida: pão e água material; salvação pelas obras e toda sorte de heresias que causam divisão e desvio da Verdade absoluta. Tudo para a “falsa mãe” é relativo.

A igreja fiel, ao contrário, renuncia a tudo para que a Obra permaneça viva. A Obra do Espírito Santo pertence à igreja fiel de Jesus.

Se a questão for a preservação da Obra viva, essa questão precisa ser levada ao rei, porque quem vai decidir isso é a sabedoria do rei. Abrir a Palavra na sabedoria do Espirito Santo é que vai levar o servo a decidir-se por conservar a Obra viva.

Aquela questão só foi resolvida porque foi levada perante o rei.

Um recurso que a igreja usa para exercitar o dom “palavra da sabedoria” é o uso da Palavra de Deus como base para o exercício deste dom.

A vida do servo pautada na Palavra de Deus não deixa dúvida sobre a verdadeira Obra, que foi gerada em nós pelo Espírito Santo.

O dom da sabedoria é preciso estar de acordo com a Palavra. A base é a Palavra. Não pode contrariar a Palavra. A espada é a palavra revelada. Se tivermos palavra revelada no culto, então temos a sabedoria do Espirito Santo nesse culto. Assim no ministério, nas mensagens, no louvor revelado, na doutrina.

A palavra da sabedoria é sempre definida sobre a Palavra de Deus, porque ela é viva e eficaz.

 

TAREFAS PARA SALA DE AULA:

  1. O que pode acontecer na entrega de um dom espiritual sem sabedoria? Citar um exemplo e comentar.
  2. É possível citar um recurso que podemos usar para exercitar o dom da palavra da sabedoria?

 


Clique e ouça a Rádio Maanaim

Estado do Login

Calendário

julho 2021
S T Q Q S S D
« jun    
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Usuários Online

Users: 10 Guests, 15 Bots