Get Adobe Flash player

PALAVRA AO PROFESSOR DE JOVENS 10-05-2015

PALAVRA AO PROFESSOR DE JOVENS

PERGUNTA PARA JOVENS E OBREIROS– 10-jan-2015

– ASSUNTO: EVANGELIZAÇÃO NA IGREJA PRIMITIVA

– TEXTO FUNDAMENTAL: ATOS 4.20

COM BASE NO TEXTO DE ATOS 4.20 FAZER UMA CORRELAÇÃO DO TRABALHO DE EVANGELIZAÇÃO DA IGREJA COM A PROMESSA FEITA EM ATOS 1.8.

 

“… NÃO PODEMOS DEIXAR DE FALAR…”

“… E SER-ME-EIS TESTEMUNHAS…”

 

FAZER APLICAÇÃO PROFÉTICA

(Os textos usados neste estudo foram extraídos da Tradução de João Ferreira de Almeida, Edição Revista e Corrigida, versão 1995).

==================================================================

 

OBSERVAÇÕES:

  1. Sugerimos que os jovens e obreiros sejam separados em DOIS grupos, ou DOIS jovens e obreiros, para participarem das atividades propostas nesta lição.
  2. Separar também DOIS jovens ou obreiros para as tarefas que estão no final da lição.
  3. Os textos em itálico são transcrições literais dos estudos recebidos dos grupos de jovens e obreiros.

==========================================================

 

LEITURA DO TEXTO FUNDAMENTAL:

– ATOS 4.20 – (JFA-ERC-1995)

“Porque não podemos deixar de falar do que temos visto e ouvido.”

=====================================================

 

INTRODUCAO:

O significado da palavra evangelho é boa nova, boa notícia, ou boa mensagem. Assim, a salvação em Jesus é a boa notícia, a boa nova para o pecador. Por isso, o Senhor Jesus deu uma ordem aos seus discípulos, dizendo: “… Ide por todo mundo, pregai o evangelho a toda criatura.” (Marcos 16.15).

A Obra de redenção da alma humana, sendo uma Obra do Espírito Santo, foi confiada à igreja, haja vista que o Espírito Santo foi derramado sobre ela, revestindo-a de poder para sair ao mundo com essa boa mensagem (ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder. Lucas 24.49).

Esse foi o propósito do Senhor Jesus manifestado já no chamado dos discípulos, quando disse: “… Não temas, de agora em diante serás pescador de homens.” (Lucas 5.10). Portanto, a igreja fiel não pode escusar-se dessa responsabilidade, mas entendendo ela seu chamado atende voluntariamente àquele que a escolheu e nomeou, levando as boas novas onde quer que esteja.

“Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça…” (João 15.16).

 

A igreja primitiva compreendeu essa responsabilidade de forma extraordinária e mesmo num ambiente adverso, sem estrutura e infraestrutura, tais como templos, meios de transporte eficientes e meios de comunicação, cresceu de forma significativa.

A evangelização se dava nos ajuntamentos, isto é nos cultos, mas também a partir do testemunho individual, que é o foco dessa primeira reunião com esse tema.

O crescimento da igreja se deveu, portanto, também ao fato de que a mensagem do evangelho não era função específica dos apóstolos, ou de um grupo distinto de pessoas na igreja, mas cada crente era um “potencial evangelista”. Após a morte de Estêvão, por exemplo, os crentes que foram dispersos por causa das persequições“…iam por toda parte, anunciando a palavra.” Atos 8.4

Eles tinham senso de urgência em falar, pois entendiam que Jesus viria logo. Não havia tempo a perder. Testemunhavam principalmente aos parentes, amigos e a todos que estivessem ao seu alcance na comunidade.

Não havia uma cartilha, nem curso de evangelização. A oportunidade surgia, eles ousadamente testemunhavam, e o Espírito operava. Esse testemunho não estava relacionado a algum benefício físico, ou material recebido pelo crente, mas sim à salvação da alma, ao entendimento profético a respeito de Jesus, a promessa de um reino eterno e da vinda gloriosa do Senhor Jesus.

 

=============================================================

COM BASE NO TEXTO DE ATOS 4.20 FAZER UMA CORRELAÇÃO DO TRABALHO DE EVANGELIZAÇÃO DA IGREJA COM A PROMESSA FEITA EM ATOS 1.8.

 

“… NÃO PODEMOS DEIXAR DE FALAR…” Atos 4.20

“Porque não podemos deixar de falar do que temos visto e ouvido.”

 

“… E SER-ME-EIS TESTEMUNHAS…” Atos 1.8

“Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria, e até aos confins da terra.”

 

CORRELAÇÃO

Batismo com o Espírito Santo é o preparo para o arrebatamento, pois o derramar do Espírito formou um corpo, que é a igreja, e é esse corpo que será arrebatado.

“Pois nós fomos batizados em um Espírito formando um corpo…” I Cor 12.13

Todavia, a promessa feita pelo Senhor Jesus em Atos 1.8 foi o derramar do Espírito Santo sobre os discípulos enfatizando a capacitação para testemunhar. Portanto, batismo com o Espírito Santo é: preparo para o arrebatamento e poder para testemunhar.

A palavra testemunhar significa falar do que viu, ou ouviu. É mais do que um bom comportamento. O Senhor Jesus disse em Lucas 24:49 que o batismo com Espírito Santo é um revestimento de poder. A palavra poder pode ser definida como: “capacidade de influenciar o outro”.

Portanto, em Atos 1.8, a promessa feita era de que o Espírito Santo seria derramado sobre a igreja a fim de capacitá-la para influenciar a alma do homem pecador com a mensagem de salvação que eles viram e ouviram.

Em atos 4.20, Pedro e João confirmaram o propósito para o qual eles receberam o Espírito Santo, pois em Atos 4.8 diz que Pedro estava “cheio do Espírito Santo.”

Os discípulos estavam sendo ameaçados para não mais falarem do Senhor Jesus, isso porque o número dos que creram após a palavra de Pedro chegou a quase cinco mil (Atos 4.4).

A expressão usada por Pedro demonstra que ele era uma testemunha. Ele não podia se calar.

“Não podemos deixar de falar do que temos visto e ouvido” Atos 4.20.

É importante notar que o testemunho dele tem um caráter dinâmico, pois ele não se refere ao passado. Ele não fala do que viu e ouviu como um ato isolado no passado, mas do que tem visto e ouvido, pois o testemunho de Jesus é vivo, porque Ele está vivo. Por isso eles continuavam vendo e ouvindo, uma vez que Jesus continuava operando pelo seu Espírito que havia sido derramado.

 

FAZER APLICAÇÃO PROFÉTICA

A experiência da igreja dos nossos dias está identificada com a experiência da igreja primitiva. Fomos batizados com o Espírito Santo. Vivemos a expectativa do arrebatamento, mas também “não podemos deixar de falar do que temos visto e ouvido.”

Há uma mensagem, uma boa nova que nos foi confiada. Cada crente nessa Obra é responsável por levar essa mensagem ao necessitado, onde quer que esteja, a cada oportunidade, com equilíbrio e sabedoria, pois cada servo é um “potencial evangelista”.

Temos “visto e ouvido” todos os dias. O Senhor Jesus tem se revelado a nós pelo seu Espírito. Só pode deixar de falar aquele que não está vendo, nem ouvindo.

Falamos daquilo que Ele está fazendo. Falamos em casa, no trabalho, na escola, na faculdade, na assistência nos cultos, nas visitas, etc. Não nos intimidamos com as ameaças, perseguições e lutas.

“EM MEIO A ESTA GRANDE OPERAÇÃO NÃO PODEMOS NOS CALAR, A IGREJA FIEL ANUNCIA AO MUNDO ESTAS GRANDES OPERAÇÕES DE DEUS, A IGREJA EVANGELIZA NA DIREÇÃO DO ESPIRITO PARA QUE AS ALMAS NECESSITADAS POSSAM ALCANÇAR A SALVAÇÃO. NÃO PODEMOS DEIXAR DE FALAR, POR QUE SOMOS TESTEMUNHAS DA GRANDE OBRA QUE DEUS ESTA REALIZANDO”.

 

Não podemos deixar de falar:

– do que temos visto como resultados da nossa experiência pessoal com a salvação em Jesus;

– daquilo que o Senhor tem mostrado nos dons espirituais;

– do que temos ouvido através das revelações dadas pelo Senhor pelos dons espirituais no culto profético;

– da Obra que o Espirito Santo tem realizado no nosso meio.

– dos sinais que o Senhor tem operado no nosso meio: salvação, curas, batismo com o Espirito Santo, etc;

 

TAREFA PARA SALA DE AULA:

Dar oportunidade aos jovens e obreiros para falar de seus testemunhos com experiências de evangelização, encorajando aqueles que ainda não têm, a buscarem no Senhor.

===================================================================


Clique e ouça a Rádio Maanaim

Estado do Login

Calendário

julho 2021
S T Q Q S S D
« jun    
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Usuários Online

Users: 14 Guests, 7 Bots