Get Adobe Flash player

Escola Bíblica Dominical 07-06-2020

LENDO OS TEXTOS DE I CRÔNICAS CAPÍTULO 29 VERSO 7, E I REIS CAPÍTULO 6 VERSO 38,

A) ESTABELEÇA A RELAÇÃO HISTÓRICA, PROFÉTICA E TIPOLÓGICA NA VIDA DOS REIS DAVI E SALOMÃO;


B) ESCLAREÇA.

* COMO AUXÍLIO À RESPOSTA, LEIA:
II CRÔNICAS CAPÍTULO 1 VERSO 12.


RESPOSTA:

1 Crônicas 29:7 – “E deram para o serviço da Casa de Deus cinco mil talentos de ouro, e dez mil dracmas, e dez mil talentos de prata, e dezoito mil talentos de cobre, e cem mil talentos de ferro”.


1 Reis 6:38 – “E, no ano undécimo, no mês de bul, que é o mês oitavo, se acabou esta casa com todas as suas dependências e com tudo o que lhe convinha; E (Salomão) A EDIFICOU EM SETE ANOS”.


2 Crônicas 1:12 – “Sabedoria e conhecimento te são dados; e te darei riquezas, e fazenda, e honra, qual nenhum rei antes de ti teve, e depois de ti tal não haverá”.


RESPOSTA A):

REI DAVI RELAÇÃO HISTÓRICA:

– O nome Davi: amado
– Davi reinou 33 anos em Jerusalém, preparando o material para a construção do Templo, com o barulho do martelo e das pedras e madeiras cortadas.
– No reino de Davi, a prata tinha muito valor.

RELAÇÃO PROFÉTICA:
– Jesus: o Filho Amado. “Este é o meu filho amado …”. (Mt. 3.17)
– 33 anos: tempo do ministério terreno de Jesus. (II Sam. 5.5)
– Prata: fala de redenção. O preço da nossa redenção. Jesus traído por 30 moedas de prata. (Zac. 11:12 – Mt 26.15)


RELAÇÃO TIPOLÓGICA:
– David, tipo do Senhor Jesus, naquilo que não pecou.

REI SALOMÃO RELAÇÃO HISTÓRICA:
– O nome Salomão: paz. Durante seu reinado não houve guerras.
– Construção do templo em 7 anos (I Reis 6:38) – sem o barulho do martelo. Somente o encaixe das pedras e madeiras já preparadas. (I Reis 6:7)
– Sabedoria (II Crônicas 1.12). Um reino sem guerras, pois prevalecia a sabedoria.
– O ouro tinha mais valor do que a prata. (I Reis 10:21)

RELAÇÃO PROFÉTICA:
– O Espírito Santo edifica a Sua igreja em 7 tempos proféticos (Apoc. 2 e 3) – o Espírito Santo realiza Sua Obra em silêncio, sem o barulho da força do homem. “Não por força, nem por violência, mas pelo meu Espírito”.
Zac. 4.6. Martelo: a força. Madeira: o homem.
– Sabedoria: 1º Dom Espiritual citado por Paulo em I Coríntios 12:8-10.
Na Obra do Espírito Santo os dons são usados com sabedoria.
– O ouro: o poder do Espírito Santo.

RELAÇÃO TIPOLÓGICA:
– Salomão, tipo do Espírito Santo, naquilo que não pecou.


RESPOSTA B):

ESCLAREÇA:

Tipologia Bíblica: é a história de personagens do Velho Testamento que, naquilo em que eles agradaram a Deus, tornaram-se tipo do Senhor Jesus e do Espírito Santo. No caso de mulheres que agradaram a Deus, tornaram-se tipo da Igreja.

Assim como Davi, lutou e venceu muitas batalhas para conquistar as fronteiras do reino de Deus na terra Israel, o Senhor Jesus, lutou e venceu todas as batalhas contra todos os nossos inimigos para conquistar as fronteiras da terra do coração do homem.

Enquanto Davi usou a força para as guerras e conquistas, Salomão usou a Sabedoria e reinou 40 anos em Israel, sem guerras. Assim também o Senhor Jesus travou todas as lutas para estabelecer o Reino de Deus no coração do homem, enquanto o Espírito Santo realiza a Sua Obra nos nossos corações com a sabedoria.

Embora fosse seu desejo, Davi não construiu o Templo, mas deixou para Salomão, seu sucessor, a planta e o material pronto para ele edificar o templo em Jerusalém. Assim também, o Senhor Jesus deixou para o Espírito Santo a tarefa de edificar uma igreja, como casa espiritual (1 Pedro 2:5).

Davi perdoou homens ímpios no seu reino, tais como: Adonias, Joabe, Abitar e Simei, num reino marcado pelo perdão, enquanto Salomão agiu com eles de juízo, num reino marcado pela justiça. (Prov. 25.5). Da mesma forma o Espírito Santo não tem por inocente aquele que “profanar o sangue da Aliança” e “fizer agravo ao Espírito da graça”. (Heb 10:29).


Clique aqui para enviar sua Contribuição


Clique e ouça a Rádio Maanaim

Calendário

julho 2020
S T Q Q S S D
« jun    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Usuários Online

Users: 2 Guests, 6 Bots